domingo, 31 de julho de 2011

Minhas desventuras na cozinha!

Gente, confesso: nunca fui uma maravilha na cozinha!! Teve época em que eu era um verdadeiro desastre!! Vou contar um segredinho que poucos sabem: Quando eu era recém-casada, inventei de fazer um prato para o almoço de domingo no sítio da minha tia. Fui ao supermercado e pesquisando achei um frango, que na embalagem dizia: “pronto para assar”.  Não tive dúvidas, esse ia ser o meu prato “especial”. Chegando em casa, tirei do saco, coloquei numa assadeira e levei ao forno. O “bichinho” ficou lindo, todo dourado e eu “me achando” a própria cozinheira.  Lá fomos nós... Eu , Fernando e o frango, para nosso almoço dominical. Certa hora, quando estavam se servindo do “meu” frango, uma surpresa!!! Começou a aparecer um pedacinho de plástico e quando puxaram,  lá se veio um saquinho com os pés, pescoço e toooodos os miúdos do bicho. Foi à maior gozação!!! Mas eu não tive culpa, pois na embalagem não vinha dizendo que tinha um saco cheio de coisas dentro dele.  Primeiro aprendizado: nunca acredite 100% nas embalagens.
Outro ocorrido, que rende boas risadas, foi a vez em que colocamos 4 quilos (8pacotes) de macarrão para cozinhar numa panela pequena. Imagina!! A massa cozinhando e dobrando de tamanho. Quando entramos na cozinha, vimos uma verdadeira “catástrofe”! Tinha macarrão espalhado por todo canto. Escorria massa da panela para o fogão, e do fogão para o chão.
Resolvi então me arriscar fazendo um bolo. Segui a receita e bati os ingredientes bem direitinho. Coloquei  para assar e fiquei “louca” vendo o bolo crescer. Estava ficando lindo e o cheirinho tomava conta da casa. Quando ficou pronto, retirei do forno e na vontade de esfriar para o jantar, coloquei a assadeira na varanda para receber um ventinho enquanto eu tomava um banho para surpreender o maridinho com um bolinho delicioso. Estava me arrumando, quando fui olhar pela janela como estava meu bolinho. Para minha surpresa, cadê o bolo??? Corri até a varanda e quase não acreditei no que vi!! O “bichinho” tinha murchado, tava lá no fundo da assadeira, e de tão seco virou tareco.
Por essas e outras, minha sogrinha ofereceu para mandar nosso almoço todos os dias... e assim foram os 13 anos seguintes. Todo santo dia, ao meio-dia em ponto, chegava o motorista dela com nossa marmita. Acho que foi o tempo que durou nosso primeiro botijão de gás... rsss
Ahhh, eu passaria horas aqui contando para vocês minhas desventuras à frente de um fogão. Mas o que eu quero mostrar aqui no Blog é que uma verdadeira transformação culinária aconteceu em minha vida. Hoje em dia eu me realizo cozinhando e todos os dias preparo o prato principal da minha casa.
 A cozinha molecular, contemporânea e minimalista, que me perdoe!! Mas eu adoro panelas cheias, pratos bem servidos, o sorriso nos rostos das pessoas e ao final da refeição ouvir a expressão: “ESTAVA UMA DELÍCIA”!!
                        O segredo da cozinha: Persistência!! Um dia você aprende

Uma salada saborosa

Muita gente não sente prazer em comer uma salada e as vezes, incluí-la numa dieta é um sacrifício enorme. Acredito que um molho saboroso faz toda a diferença. Seja ele light ou um pouquinho mais calórico, feito com ingredientes especiais, deixa qualquer salada muito apetitosa.
Hoje fiz uma salada para acompanhar um filé e um rocambole de camarão. Usei as folhas que tinha em casa: alface americana, rúcula e acelga. Mas você pode acrescentar alface francesa (a roxa) e também a crespa. Juntei uns ingredientes e preparei um molhinho muito gostoso. Olha só o resultado!!



Receita

Ingredientes:
Folhas de sua preferência: alface americana, francesa, acelga, rúcula, etc.
Fruta de sua preferência cortada em pedaços pequenos: uvas, manga, morangos, kiwi ou lichia (hoje usei a lichia, que é muito saborosa)
Castanha de caju caramelada (a do Palato é muito boa, vem coberta com um açucarzinho. A do Extra vem com um melado salpicada de gergelim)

Molho:
1/2 xícara de Azeite Extra Virgem
1 colher de sopa de Molho Shoyu
2 colheres de sopa de Mostarda de boa qualidade
1 colher de sopa de mel de abelha
1 colher de café rasa de orégano
1/2 cebola bem picadinha
Coentro bem picadinho
uma pitada de sal

Modo de preparo:
Lave bem as folhas e seque-as com papel toalha. Rasgue as folhas de alface com as mãos, em pedaços grandes. Corte as folhas de acelga em pedaços gandes. Descarte o talo mais grosso das folhas de rúcula. Reserve todas as folhas numa bacia.
Num recipiente, misture todos os ingredientes do molho e misture bem. Reserve
Corte as frutas em pedaços pequenos e deixe separado.
Quebre as castanhas em pedaços menores e reserve.
Na hora de servir misture o molho com as folhas (observe para que todas as folhas fiquem envoltas com o molho). Arrume na saladeira: folhas, frutas e castanhas. Repita as camadas e decore ao seu gosto.

Obs.: Uns tomatinhos cereja pega muito bem nessa salada. Outro dia, refoguei uns camarões no azeite e alho e coloquei por cima. Foi um sucesso!!
Ahh, e não esqueça: só monte a salada na hora de servir, poque o azeite faz com que as folhas murchem. #ficaadica

Olha aí a fruta que usei:

Deliciosa, vem sem caroço e é muito prática.
O perigo é você comer todas, antes de colocar na salada!!
Comprei no Palato e custou aproximadamente R$ 10,00


Chove chuuuvaaa... Chove sem pararrrr!

Desde ontem chove sem parar aqui em Maceió. Ontem a noite a temperatura caiu e deve ter chegado perto dos 20 graus. Noite perfeita para ficar embaixo das cobertas, alimentando o corpo e a alma com uma comidinha especial.

Chove a mais de 24h na cidade

Com o tempo chuvoso ontem a noite resolvemos ficar em casa. Preparei um chocolate quente delicioso e assistimos um filme que serviu de inspiração para nossa próxima viagem.
                          Cremoso e muito fácil de preparar. Uma delícia!

                                          
Sob o Sol da Toscana...Inspiração de viagem!


Começando...Risoto de Frutos do Mar

Há muito tempo tenho vontade de compartilhar com vocês as comidinhas preparadas por mim. Não sou especialista em nada! Apenas gosto de comer bem e em qualquer lugar.
Filhos criados e tempo sobrando, resolvi colocar em prática esse meu projeto e hoje vou compartilhar com vocês um prato que adoro fazer: Risoto! Seja ele como um prato único ou acompanhamento para um prato principal.
Dia 16 foi meu aniversário e fui comemorar em Gravatá, com meus filhos e amigos queridos. No almoço fiz um Risoto com camarões e lagostas, que ficou delicioso!! Na entrada uma salada com molho de mostarda e mel, e de sobremesa, sorvete de manjericão com coulis de morango (acompanhado de uma calda de chocolate).


Casa da Nanda, em Gravatá/PE

                                           Risoto de Camarões e Lagostas

Receita

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
1 cebola média bem picada
Azeite suficiente para cobrir o fundo da panela
1 copo americano de vinho branco seco
1 lata de tomate pelado
500g de camarões VF já descascados e aferventados
10 caudas de lagostinho aferventadas
300g de mussarela de búfala
1 colher de sopa de manteiga
queijo parmesão ralado grosso
1litro e meio de caldo de camarão ou de legumes (fervente)

Modo de preparo:

Numa frigideira, coloque azeite e esprema dois dentes de alho, coloque os camarões e as lagostas e deixe refogar. Reserve. 
Numa panela esquente o azeite e refogue a cebola. Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Coloque o vinho e deixe o álcool evaporar. Acrescente os tomates, vá amassando e misturando para incorporar. Coloque aos poucos, conchas do caldo fervente. Mexa para que cozinhe por igual e os grãos liberem o amido. Vá colocando mais caldo, a medida que for secando. Coloque os camarões, as lagostas e as bolinhas de mussarela de búfalas partidas ao meio. Misture cuidadosamente para que tudo se incorpore e a mussarela derreta. Cuidado para o risoto não ressecar, lembre-se que um bom risoto é bem molhadinho.Desligue o fogo e acrescente a manteiga, misturando-a (ela que dá o brilho ao risoto).
Polvilhe o parmesão e sirva imediatamente.

Obs.: você pode acrescentar mais frutos do mar como mexilhões, polvo, lula... Fica uma delícia!!


Nanda me presenteou com uma torta deliciosa
da Dona Brigadeiro, doceria que fica no shopping Recife