sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Escolhendo a Picanha para o Churrasco

Tem gente que acha churrasco a maior trabalheira não é mesmo?? Pois eu acho super prático! Tanto, que nosso cardápio do Carnaval optamos em fazer um churrasco em um dos almoços.





Mas é importante saber comprar as picanhas!! Eu já comprei cada picanha ruim, gente!! Daquelas de quebrar a dentadura de qualquer cristão. Eu ia pela beleza, chegava no supermercado e meus olhos brilhavam por aquela "picanhona" enorme da prateleira. Eu ia lá e escolhia a maior e a que tinha a camada mais fininha de gordura (já que faz mal, eu quase dispensava a coitada). Na hora de assar a carne, todo mundo reclamava! De tão dura, ela fazia "bucha" na boca, acabava sobrando e a fraldinha e a maminha se tornavam as rainhas do churras!!

Certo dia, recebi uma dica preciosa: "nunca compre picanha com mais de 1,1kg". Pronto gente!! Tava aí o segredinho de ouro!!

O que acontece é que alguns supermercados e açougues não separam a picanha do coxão duro, pois elas são sequenciais no "corpitcho" do boi (depois da 3a. veia é coxão duro). Então gente, prestem atenção!! Quando vocês olharem aquela picanha lindona e enorme (pesadona) na prateleira, virem a cara pra ela, senão vocês vão levar de brinde aquela carne "quebradentadura", ou seja, vão comprar "gato por lebre".

Outra coisa importante é a tal camada de gordura da picanha. Apesar dela fazer um mal enorme e os médicos aconselharem a não comermos de forma alguma, ela é imprescindível para o sabor do churrasco. Por isso, na hora de comprar a picanha, escolha com uma camadinha razoável de gordura, pois é ela que vai deixar sua carne mais saborosa! E lembrem-se, gordura escura é sinal de gado velho. Portanto, a gordura tem que ser clarinha e ter a mesma espessura em toda a peça.


Picanha argentina, na minha humilde opinião de "carnívora", a melhor!!

 
Outra dica, fatie a carne com uns dois dedos de espessura e só coloque o sal grosso na hora que for assar a carne.



 
Coloque a carne no espeto ou numa grelha e acomode na churrasqueira.


Dê uma "selada" na carne e só então deixe-a assando lentamente. Eu adoro a carne "ao ponto", tostadinha por fora e bem vermelha por dentro...hummmmm!! #amocarneassim



 

 
Agora é só servir com uma macaxeira (aipim) cozida, farofinha na manteiga, e um vinagrete bem gostoso. Esses são os meus acompanhamentos preferidos no churrasco!


Meu almoço preferido :))


De sobremesa a Ana montou um self-service de sorvetes! Sucesso total!!





Caio caprichando na produção!!



Beijos e até a próxima!!


2 comentários:

  1. Poxa tia, essa deu água na boca...
    Quantas dicas boas!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahh querida tava boa mesmo viu?!! Kd vc, não vem me ver mais não é??

    beijoss com saudades!!

    ResponderExcluir