terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tagliolini com Camarão ao Molho Ementhal

Oii gente!! Por recomendação médica eu deveria me manter afastada da cozinha e principalmente do blog eheheheh.... masss a Cacauzinha não conseguiu!! Já estava morrendo de saudades das minhas panelinhas e principalmente da minhas "bloguetes" que sempre passam por aqui para ver as novidades.

Mas hoje a coisa vai ser rápida, não vai ter muito "conversê", vou direto a receita ok?




TAGLIOLINI COM CAMARÃO AO MOLHO EMENTHAL


Ingredientes

Para o camarão:

1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola bem picadinha
2 colheres de sopa de alho poró cortado em rodelinhas finas
36 camarões Vila Franca limpos (faço o cálculo de 12 un. por cabeça para o almoço)
Suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino para temperar
Conhaque para flambar (+- dois dedos de um copo)

Para o molho:

100g de queijo ementhal ralado
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de requeijão
1 vidro de aspargos escorridos e cortados em rodelas
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de leite

Modo de preparo

O camarão:

Tempere os camarões com sal, limão e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por meia hora, depois coloque numa peneirinha e deixe escorrer.






Numa frigideira derreta a manteiga e coloque a cebola e o alho-poró até ficarem transparente.






Acrescente os camarões e refogue até ficarem cozidos. Reserve.





Coloque o conhaque sobre os camarões e cuidadosamente vire a panela em direção ao fogo para queime, ou acenda rapidamente um fósforo e jogue na panela para que o conhaque pegue fogo. Não se preocupe, o fogo apaga quando todo o álcool for queimado. Gente, por conta da dificuldade em lidar com o fogo e fotografar, acabei deixando tirar as fotos dessa etapa, mas não tem erro!

O Molho:

Em uma panela aqueça o creme de leite e o leite.






Adicione os queijos e deixe derreter em fogo baixo, misturando até obter um molho homogêneo.



 


Acerte o sal e a pimenta. Escorra os aspargos, corte-os em rodelas grossas e coloque no molho. Geeente, quando fui abrir o vidro de aspargos e "bicho tava vivo" ... voou da minha mão e se espatifou no chão :(( Por isso meu camarão vai ficar sem os aspargos...mas mesmo assim, o danado tá gostoso!!

Finalização:

Misture os camarões ao molho. Se você preparar com um pouco de antecedência não esqueça de cobrir com um filme plástico assim que desligar o fogo, para o molho não talhar. Na hora de servir é só retirar o plástico e esquentar.




Sirva com uma massa ou um bom risoto. Para quem gosta de molho assim...bem "queijudo" esse é uma delícia :))





Beijos e até a próxima!

6 comentários:

  1. Tia Clau, esse prato já é mais elaborado, essa história de flambar não dá certo pra mim! Já sou iniciante na cozinha, e desastrada, kkkkkkkkk
    Mas tem cara de ser delicioso, hein?
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh tati, qd você pegar o jeito de flambar, vai ver como é fácil e a comida ficar super saborosa. Eu também era desastrada e a primeira vez quaaaase flambei o teto da cozinha kkkk (coloquei conhaque demais)...depois aprendi e nunca mais deu errado. Vou te ensinar. Beijoss

      Excluir
  2. Olá,

    Adoro o seu Blog, visito sempre!! E gostaria de tirar uma dúvida: Saber se você é satisfeita com o seu maçarico e qual é a marca, estou querendo adquirir um.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo(a), como vc não deixou seu nome, vou te tratar assim tá?!
      Bem, eu tenho 2 maçaricos. Um foi meu filho que comprou numa casa de material de construção. Ele é de plástico laranja e não é bom, sorte que foi bem baratinho e pagou o preço pelo tempo que usei. O segundo, que eu uso até hoje, foi presente de uma tia, que trouxe dos EUA. Esse já é bem melhor, tem regulagem da chama e uma trava de segurança, mas é muito duro para ligar, as vezes machuco até meu dedo. Uso ele bastante e até agora funciona perfeitamente. Já procurei a marca e não estou achando, só sei que foi fabricado na China, em 2008. Ele veio numa embalagem com 4 ramequins de louça branca. Em abril vou viajar para o exterior e pretendo comprar um maçarico profissional, inclusive já estou pesquisando marcas. Quando adquirir, vou fazer um post sobre ele :)

      Beijos e continue acompanhando o blog!

      Excluir
  3. Seu retorno foi em grande estilo !
    Amoooo camarão!
    Concordo com a Natalia! Flambar pra mim é too much !
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clauu, Que bom ver vc por aqui!! Camarão é tudo de bom mesmo, eu também amo!! Ahh vou fazer um filminho ensinando a flambar e vc vai ver que não tem erro, é só pegar o jeito! :)

      Beijinhoss

      Excluir