quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Batata Rosti...uma delícia de acompahamento!

Atantic, Araucária, Asterix, Baraka, Bintje, Elvira, Monalisa, Mondial...
São tantos os tipos de batatas que dá pra ficar aqui por mais alguns minutos tentando enumerá-las. Umas são ótimas para assar e cozinhar, enquanto outras são perfeitas para fritar.

Aqui na nossa cidade é difícil encontrar todas essas variedades. Na maioria dos super mercados você só encontra aquela mais tradicional e é com ela que eu preparo meus acompanhamentos, sejam eles fritos, cozidos ou assados. Acho a batata perfeita para acompanhar qualquer tipo de prato e dá ainda para usá-la o preparo do prato principal.

Meu sogro é descendente de espanhol e uma das comidas que marcaram a vida dele foram as Tortillas, que são feitas com batatas. Ontem fui almoçar com ele e sabendo do seu gosto por esse tubérculo, preparei duas batatas rosti para fazer um agradinho ao Bob.

Fiz do modo mais simples, mas você pode incrementá-la ao seu gosto, caprichando no recheio.


 

BATATA ROSTI
Ingredientes
6 batatas grandes
Sal e pimenta-do-reio a gosto
Queijo mussarela, catupiry, requeijão cremoso, presunto, carne do sol, carne moída, frango desfiado ou qualquer outra coisa que possa ser usado como recheio
Manteiga ou margaria para fritar

 
Modo de preparo

Coloque uma panela com água no fogo. Quando atingir o ponto de fervura coloque as batatas com casca e deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra, coloque numa vasilha e leve a geladeira até o outro dia (se você resolver fazer no mesmo dia, coloque as batatas no freezer por uns 15 a 20 minutinhos).



 
Minhas batatinhas estavam bem feinhas né?? Pedi a minha "secretária substituta" para comprar e ela me chegou com essas "belezuras" e dizendo... "não tinha batata grande aí eu trouxe esse monte de batata pequena". O jeito foi me virar com essas coisinhas aí!!

No outro dia (ou depois de alguns minutos no freezer) descasque todas as batatas.



 
Rale todas elas (no mesmo sentido) e tempere com sal e pimenta-do-reino.



 
Aqueça uma frigideira própria para preparar essas batatas (você pode usar uma frigideira comum, mas vai exigir um pouco de habilidade da sua parte na hora de virar). Coloque um pouco de manteiga (pode ser margarina ou ainda um pouquinho de óleo), espalhe para que toda a panela fique untada e distribua um punhado de batata.


 


Agora é a hora de você distribuir o recheio. Como eu preparei duas, uma coloquei só mussarela e na outra coloquei mussarela e presunto. Gente, você pode soltar a sua imaginação na hora de rechear a sua batata, carne do sol desfiada com catupiry fica uma delícia, frango desfiado ou uma carne moída bem sequinha e temperada também fica muito bom









Agora é só passar um pouco de manteiga na outra parte da frigideira e fechá-la.





Deixe fritar um pouco e vire. Abra e veja se a batata está ficando douradinha.




Pincele mais um pouco de manteiga, tampe a panela e vá virando até que ambos os lados estejam bem dourado.





Agora é só retirá-la da panela com cuidado e colocar num pratinho. Enfeite com folhinhas de manjericão e pimenta biquinho e sirva a seguir.



Uma folhinha, rosti de queijo, duas folhinhas, rosti mista :))






Meu sogrinho adorou o agradinho que levei pra ele!!





Gostaram?? Beijos e até a próxima!


4 comentários:

  1. Esse seu sogrinho é demais!!!! merece tudo!!!! bjos, Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. É Fá, merece mesmo!! E agora ele anda tão ruinzinho pra comer que adora qd eu faço umas coisinhas diferentes pra ele!!
    Prepare a lenha do fogão que sexta estarei chegando...bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cacau! Essa batata é um espetáculo, você já tentou com recheio de Shimeji, Paris e Shitaque, puxados na manteiga com um pouquinho de óleo de soja, salsinha e cebolinha? Experimente, não vai se arrepender... bjuuus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huummm Bruno, ainda não fiz com cogumelos! Deve ser deliciosa mesmo! Semana que vem faço e posto aqui pra vc dar a nota :)) Bjoss

      Excluir