segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ceviche, comida peruana deliciosa!

Janeiro é sinônimo de férias, cidade lotada, trânsito infernal e filas gigantescas nos restaurantes. Sexta-feira, casa vazia e uma preguiça enorme de sair a noite. O jeito foi preparar um jantarzinho romântico ;)

Enquanto a gente preparava o jantar rolou uma cervejinha bem gelada!





O marido ficou encarregado de arrumar a mesa e eu comecei o preparo do ceviche. Separei aproximadamente 100g de salmão, 100g de atum, 100g de peixe branco (usei dourado) e um punhado de camarão (já aferventado).






Espremi 2 laranjas e 3 limões até retirar todo o suco.


Num recipiente, coloquei o suco do limão e da laranja, uma pimenta malagueta picadinha (sem as sementes) e juntei os peixes. Deixei na geladeira por duas horas e meia (mas você pode deixar até de um dia para o outro). Os peixes vão "cozinhar" com a acidez das frutas, você vai observar que eles vão mudar de cor e ficar opacos.



 
Comecei o preparo da guarnição. Cortei em quadradinhos bem pequenos 1/2 pimentão amarelo, 1 tomate sem pele e sem sementes, 1/2 cebola roxa, uns galhos de coentro e um pouco de cebolinha.






Misturei tudo muito bem e deixei na geladeira até a hora de montar o prato.





Para enfeitar, preparei umas tirinhas de limão siciliano confitadas. Fiz assim: tirei a casca bem fininha de um limão siciliano, depois cortei em tirinhas finas. Coloquei numa panelinha com 50g de açúcar e 150ml de água. Deixei ferver por uns 15 minutos +-










Decorrido o tempo necessário para que os peixes ficassem no ponto, comecei a montar o prato. Escorri o suco e reservei. Misturei muito bem os peixes com a guarnição.






Numa cumbuquinha coloquei o ceviche, reguei com um pouquinho do suco (que eu havia reservado quando escorri os peixes) e finalizei com uma folhinha de hortelã e umas tirinhas do confit de limão.






A noite estava agradável e jantamos no jardim!






Entre uma garfada de ceviche e uns goles de cerveja, a conversa rolou solta! Lembramos de como o tempo passou rápido, e depois de 28 anos, estamos nós sozinhos novamente!




Vocês não tem idéia de como estava bom! Comemos demais!





De sobremesa rolou umas peras ao vinho com sorvete de creme, super fácil de preparar. Amanhã tem a receita Ok??

2 comentários:

  1. Natália Vasco Rosner9 de janeiro de 2012 às 08:52

    Hummm meu padrinho tá o maior galã, hein? Virando modelo tbm, kkkkkkk
    A arrumação tava linda, tia, e simples sem ser desleixado pra um casal apaixonado :D
    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Tatii, seu padrinho sempre foi o maior galã!!!kkk
    Ficou bonitinha né?? só nós dois tinha que ser uma coisinha assim, simples!! E a senhora trate de se inspirar e fazer jantarzinhos romanticos para seu maridinho também né??!! :D

    Bjooss querida

    ResponderExcluir