segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Praia de Toquinho... que saudade!!

Prepare um cafezinho, puxe a cadeira e sente! O papo hoje vai ser longo!!

Passar um fim de semana em Toquinho sempre me traz muito boas lembranças. Foi lá que passei mais da metade dos verões da minha vida! Em 1982 meus pais tiveram o primeiro contato com aquele paraíso através do nosso amigo (e anfitrião), que levou nossa família para passar um fim de semana na casa de um primo dele. Era uma casinha, toda feita de troncos de coqueiro! A mais linda e rústica que já vi, até hoje guardo na lembrança! A brisa do mar entrava pelas frestas dos coqueiros e era uma delícia dormir ouvindo o barulho das ondas. Meus pais, encantados com com aquele lugar, trataram logo de comprar dois terrenos naquele pedaço de terra onde o rio Aquirá encontra o mar.


Carnaval de 1985 em Toquinho, na casa recém construída, de nossa amiga Nanda, grávida de 4 meses da minha primeira filha.



Em 1985, a casa nem estava totalmente pronta e o carnaval foi tão bom!



Em agosto de 1985, minha filha nasceu e meus pais resolveram construir uma casinha na praia para passarmos o verão. A casa simples, como todas as casas de lá, foi construída a "toque de caixa" e em dezembro fomos ver a obra que estava sendo finalizada. Passamos o dia na casa de Nanda, que era nossa vizinha e aproveitei para dar o primeiro banho de mar na minha filha, então com 4 meses de nascida.




O acesso até a praia era por dentro do canavial, um caminho estreito, cheio de curvas e quando chovia era um verdadeiro sacrifício chegar a PE-060. Muita gente não entendia como se construía uma casa num "buraco" daquele!!


Bruninha, na casa de tia Nanda.


Em janeiro de 1986, fomos todos para nosso primeiro verão em Toquinho!! A cada ida à praia eu em apaixonava mais por aquele lugar. A beleza, a tranquilidade, a paz, os amigos queridos que eram nossos vizinhos... tudo aquilo fazia daquela praia um lugar muito especial pra mim.



Bruna, já com 5 meses, indo a praia com vovó Regi's


Ficamos o mês inteiro na praia e meu primeiro verão em Toko foi inesquecível!! A casa era sempre cheia de crianças atrás do "sacolé" que eu fazia para meus irmãos, que ainda eram pequenos. Lembro como elas eram felizes! Passavam o dia descalças, andando de bicicleta pra lá e pra cá e inventando mil brincadeiras.

Da nossa casa até a ponta era só coqueiros e o rio verdinho
com água  cristalina.


Nosso primeiro carnaval em Toquinho (Fev/86)


Os troncos de coqueiros serviam de estacionamento para as bicicletas da garotada. Chegavam a ter 15 bicicletas "estacionadas" na porta de nossa casa. Hoje, vejo pouquíssimas crianças andando de bicicleta por lá! Elas deram lugar a motos, carrinhos elétricos e aos quadricíclos.


Assim que chegávamos em Toquinho, Fafá encostava
para brincar com Bruna.


De março a setembro a praia de Toquinho ficava deserta! As chuvas danificavam a única estradinha que dava acesso a praia e ficava impossível trafegar de carro por lá! Eu ficava ansiosa que o verão chegasse novamente e a nossa primeira ida depois do inverno era sempre no feriado de 7 de setembro, onde a gente comemorava o aniversário de nosso pai. Minha filha, já maiorzinha, começou a aproveitar muito mais aquela praia.


Bruna, com pouco mais de um ano, tomando banho de rio a noite! Era uma delícia!

Mais um carnaval em Toquinho! As criança já estavam maiores e adoravam brincar de "A la Ursa", iam de casa em casa arrecadar dinheiro... era uma festa!


Carnaval de 1987. Algumas dessas crianças são nossos amigos até hoje. Quando olho essa
foto me pergunto por andam o resto? Que rumo tomaram na vida?
Eram todos tão próximos, cresceram juntas!

Mais um inverno se passou!! Chegou o verão e mais um carnaval!



Bruna e Maria Carolina, nossa querida vizinha! Bruna adorava passar
pelo muro e ir bricar com ela.


Gente, a Carolina tem um blog, o Mariolando e há uns meses atrás ela escreveu um post onde retratou o significado Toquinho para ela. O texto é lindo, super bem escrito. Me emocionei quando li, porque vivi cada palavra do que ali está escrito. Vale muito a pena você ler aqui!



Bruna e Thiago, ela com 2 anos e 7 meses, esperando as crianças chegarem.



Um dos programas que a meninada adorava era fazer piquenique na lagoa azul. O mar sequinho e lá iam eles pedalando pela beira da praia e as mães a pé com os lanches, normalmente sanduíches, biscoitos e frutas.






Final da tarde o banho de rio era sagrado! Vovó Regis, Bruna, tio Fábio e tio Bruno aproveitaram muito!






Nesse ultimo verão eu já estava grávida do meu segundo filho e foi em Toquinho que ele também tomou seu primeiro banho de mar e passou toda sua infância jogando bola e brincando naquelas areias.



Beto com 6 meses estreando em Toko Beach (dez/88)


Pois é gente, é por isso que esse lugar é tão especial para mim! Fazem 3 anos que meus pais venderam a nossa casa e eu fico felicíssima quando minha amiga Nanda me convida para um fim de semana naquele paraíso. É verdade, Toquinho não é mais o mesmo!! Aquelas casinhas simples foram substituídas por mansões, a rua de "terra batida" por calçamento, as jangadinhas por lanchas e iates luxuosos. Nanda manteve a casa dela com a estrutura original, mas ao longo dos anos ela tem caprichado  nos detalhes e deixado tudo muito aconchegante. Quando eu entro naquela casa, realmente volto ao passado...adoro!





O lote da frente ainda continua vago, como a exatos 30 anos!






Chegamos na sexta e o sol já estava se pondo do outro lado do rio. Tudo continua lindo!






Do jardim, quase não vemos Sirinhaém, do outro lado do rio!






 Olha só como é agora! É uma delícia passear pelo rio e observar a beleza das casas. Essa é a única praia que conheço, onde os lotes a beira-rio são mais valorizados que os beira-mar":)



Aquela palhoça de sapê...nossa primeira casinha era naquele terreno!






Nanda também foi contaminada pelo "bicho da cozinha mineira" quando íamos visitar minha filha, que estudava em BH. Ela transformou um jardim de inverno sem utilidade num lindo ambiente. Foi aqui que a Cozinha da Cacau se instalou durante o fim de semana!







 O capricho nos detalhes fazem dessa casa um lugar mais que especial!





 Móveis, utensílios e decoração: tudo foi comprado nas nossas viagens a BH!





Esse é JG, meu afilhado lindo, filho da Fafá. A mãe dele foi dama de honra do meu casamento :))







Nossos queridos amigos, Luiz Paulo e Nanda, anfitriões nota 10! Obrigada pelo fim de semana maravilhoso na companhia de vocês!






Essa foi a nossa segunda casa em Toquinho éramos vizinhos de Nanda! A casa era verdinha, com janelas brancas...foi totalmente reformada!! Olhar para essa casa me deu saudades e ao mesmo tempo uma alegria enorme por meus filhos terem tido a oportinidade de crescerem num lugar tão lindo! Queria que meus sobrinhos também tivessem essa oportunidade. Meus pais ainda têm um terreno por lá e quem sabe algum de meus irmãos constrói outra casinha por lá :))





Um condomínio fechado, entre o rio e o mar. Um lugar abençoado por Deus! Assim é Toquinho!




Beijos e até a próxima!

9 comentários:

  1. Ai amiga... que texto lindo!!!! Sinto tudo isso por ter passado minha infância lá, amo aquele lugar e fico feliz demais de João curtir tanto aquela praia, mesmo que tão diferente hoje em dia, Toquinho continua sendo única... e vcs não precisam ser convidados, a casa é de vcs também... bjos, Fafá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Fá, obrigada pelo carinho!! Ano que vem com a chegada de "Toinha" vou armar minha tenda embaixo daquele coqueiro kkkk Adorei tudo, amanhã tem caldeirada aqui no blog :)
      Bjoss

      Excluir
  2. Como a casa ficou linda depois da reforma né?
    A de Nanda é sempre a mesma delícia.
    Adorei!!!
    VH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou mesmo linda, Vera e super agradável!!
      Tudo arrumadíssimo sem perder o ar de "casa de praia"!

      Excluir
  3. Claudia, não pude evitar as lágrimas nos olhos ao ler esse teu texto tão cheio de amor e nostalgia...a mesma emoção que senti em cada letra que eu escrevia para meu texto no Mariolando també sobre Toquinho.
    Toquinho desperta os melhores e ais intensos sentimentos em quem conheceu aquelle pedacinho de terra. Para quem teve e tem o prazer de conhecer e viver lá, conhece o significado de paraíso e reconhece a presença de Deus em cada cantinho daquele lugar.
    Hoje Toquinho está diferente, nossas casas estão diferentes, possuem novos donos mas aquela nossa Toquinho continuará eternamente viva em nossos corações, em nossa slembranças. O barulho das lanchas puxando a turma no ski, a sensação de liberdade que eu sentia quando pisava no chão de terra, os mergulhos na piscina altas horas da noite, as conversas no muro, enfim Claudia, são tantas recordações lindas, impossíveis de serem esquecidas. Toquinho será definitivamente meu eterno lar, onde fui profundamente feliz. Fui criança e lá naquela terra cresci.
    Fiquei profundamente emocionada ao ver as fotos que você resgatou. Enquanto escrevia o post para o Mariolando, lamentei muito estar longe de casa e assim não pode demonstrar em imagens o que eu estava tentando descrever em palavras, mas você conseguiu fazer isso.
    Muito emocionante reviver tudo isso...

    Obrigada por relembrar e por ter feito parte desses momentos tão incriveis da minha vida! viu?!

    Beijo
    Carolina
    http://mariolando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Mari, foi difícil escrever o texto sem me emocionar da mesma forma que me emocionei muito qd li o seu!! Fomos muito felizes ali! O nível de exigência das pessoas não era tão alto como hj em dia. A falta de água e de energia constantes, a falta de um arcondicionado, de uma boa tv...nada disso era importante!! Acho que eu passaria um dia inteiro escrevendo sobre nossas aventuras naquele pedaço de terra abençoado por Deus!! Obrigada a vcs e principalmente a sua mãe, por mantermos até hj uma amizade iniciada naquela época. Apesar da distância, vcs estão no meu coração e nas minhas melhores lembranças!

      Beijoss

      Excluir
  4. Realmente foi uma época muito boa, lembro das patinhas de carangueijo, das idas pro outro lado catar carangueijo (levando Maria lógico para meter a mao nos buracos e pegar os carangueijos hehehe), as idas a Ilha de Santo Aleixo de toc-toc, passeio de ultraleve, etc...
    Muito bom mesmo...
    bjs
    RICARDO MONTEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ricardo, vcs tb chegaram a aproveitar um pouco de lá!! Aquela fartura de patas de carangueijo praticamente acabou e as poucas que restam são vendidas por uma fortuna (comparado aquela época em que comprávamos um saco de 50 kg de patas por aproximadamente 20 reais). O progresso chegou em Toko e com ele a inflação, a poluícão (o rio tem cheiro de combustivel devido a quantidade de lanchas e jets)...mas tudo contiuna belo!! Lembrei de vcs todos dormindo em colchões espalhados pela sala...era uma farra! :))

      Excluir
  5. Minha amiga querida, relembrar tudo isso faz a gente reviver e agradecer a Deus. Agradecer por ter vivido tão intensa, amorosa e verdadeiramente; agradecer por ter amigos que são testemunhas do nosso passado, que nos acompanham, nos dão colo e sorriem com as nossas alegrias. Amigos como você e Fernando, que nos fortalecem com uma amizade verdadeira, que começou quando vocês eram ainda tão meninos.... Não esqueça que o nosso cantinho em Toquinho é de vocês também e que a nossa casa fica ainda mais feliz e iluminada quando estamos juntos, sorrindo, lembrando do passado e planejando o futuro... um futuro com o nosso lindo João crescendo, com a nossa netinha que vem a caminho e, com os netinhos que vocês terão. E que eles tenham tão boas lembranças quanto tem os nossos filhos, com Toquinho fazendo parte da vida de todos eles. Beijos, Nanda.

    ResponderExcluir