domingo, 28 de agosto de 2011

Almoço de domingo: Bacalhau à Lagareiro!

Cheguei ontem de Recife e depois de uma semana inteira almoçando e jantando fora, nada como preparar uma comidinha caseira bem gostosa!

Vocês lembram daquele bacalhau da China que comprei em "sale" no Sam's Club?? Pois é!! Chegou a hora de dar um destino ao bichinho e contar para vocês se o bacalhau chinês é bom.

Vocês sabem porque ninguém nunca viu cabeça de bacalhau?? Simplesmente porque bacalhau não é um peixe!! Resumindo, bacalhau é o processo de "salgamento" de cinco espécies marinhas. O Gadus morhua é o melhor e mais caro bacalhau. O peixe inteiro também é mais largo que as outras variedades. A carne é amarelo-palha e, quando cozida, se desmancha em lascas uniformes. Também é conhecido como bacalhau do Porto, uma referência à cidade portuguesa, apesar de não haver bacalhau em águas lusitanas.

O meu bacalhau chinês é o Gadus Macrocephalus. Resolvi então dar uma procurada no "santo" Google e olha só o que eu achei:


"O COD Gadus Macrocephalus, ou Bacalhau do Pacífico, é muito semelhante em aspecto com o Cod Gadus Morhua. Seu habitat é o Pacífico Norte.
É um peixe claro e tem sido vendido em muitos pontos de venda, devido à semelhança, como sendo Legítimo Porto. Não é fácil diferenciar um do outro: uma das formas é observando bem o rabo e as barbatanas - se tiverem uma espécie de bordado branco nas extremidades, é Macrocephalus. Outra forma é pela coloração: o macro é um peixe bem mais claro (quase branco) que o Legítimo Porto."

Ponto para o meu bacalhau "chingling"...rsss

Ao descongelar meu peixinho vi que ele já vem dessalgado! Segundo ponto para ele! Porque, sinceramente, fazer aquela troca de água de hora em hora para dessalgar o bacalhau é um saco!!

Separei a parte do rabo para preparar uma salada de grão de bico com lascas de bacalhau. A parte mais larga, cortei em filés com uns três dedos de largura e comecei a preparar o meu almoço de domingo.

Anotem os ingredientes!

BACALHAU À LAGAREIRO
Ingredientes
2 kg de bacalhau dessalgado 1 xícara de leite
4 dentes de alho, cortados em rodelas finas
sal e pimenta do reino a gosto
suco de 1 limão
2 ovos batidos
farinha de rosca (pão ralado) para envolver
2 colheres de sopa (30g) de manteiga de leite
1 ³/4 xícara de azeite extra-virgem

Modo de preparo
Coloque os lombos de bacalhau em um refratário com água a ferva por 5 minutos. Retire as peles e as espinhas e cortar cada lombo em 2 postas (já cortei os filés do tamanho que eu queria e depois coloquei na água para ferver).
Em uma travessa, coloque o bacalhau, regue com leite, tempere com alho em rodelas, sal ,pimenta do reino e o suco de limão e deixe de molho por 2 horas.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Escorra as postas de bacalhau, reservando o leite. Passe nos ovos batidos e, em seguida na farinha de rosca, procurando envolvê-los por completo. Distribua  as postas de bacalhau em uma travessa (que possa ser levada ao forno), colocando sobre cada um deles um pedacinho de manteiga.
Regue com um pouco de azeite, mas sem cobrir as postas de bacalhau, e com 2 colheres(sopa) do leite reservado.


Leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o molho que se forma no fundo da travessa, até o bacalhau ficar bem dourado.


 Retire do forno e sirva com Batatas ao Murro e salada.

Delícia!!


O bacalhau "chingling" foi aprovadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário