terça-feira, 16 de agosto de 2011

Papilote de Salmão do Claude Troisgros

Eu adoro assistir a programas culinários e outro dia vi no "Que Marravilha", do Claude Troisgros uma receita de Papilote de Salmão. O programa foi gravado em Recife com um rapaz que queria homenagear a sogra. Resumindo, o programa foi engraçado, o rapaz era muito simpático e o prato  ótimo!

Hoje cedo, dando uma olhadinha no freezer descobri um pedaço de salmão, esperando para ser devorado. Não tive dúvidas! Lembrei do tal salmão, que eu já tinha feito e todos aqui em casa adoraram, e resolvi prepará-lo e passar a receita para vocês. A receita original do Claude, tinha como acompanhamento bolinhos de batata baroa. Mas isso ia me dar um pouco de trabalho, e como ando atrás de simplicidade... preparei apenas o salmão.

Gente, tem lugar que anda vendendo truta salmonada como salmão. Cuidado para não comprar "gato por lebre". Portanto, quando quero comer salmão compro sempre naquele supermercado bem legal que tem na Ponta Verde.

A receita é um pouquinho longa, mas podem ter certeza, é facílima de preparar!

Papilote de Salmão do Claude Troisgros

Ingredientes
Limao confit
2 limões sicilianos
2 colheres de sopa de água com açúcar

Molho
3 colheres de sopa de cebola roxa picada
2 dentes de alho picados
150g de tomates secos cortados em cubos
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres de sopa de julienne de limão siciliano
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de coentro em grão
Suco de 1/2 limão siciliano
250ml de azeite extra virgem
Manjericão e coentro picados
Sal
Papillote de salmão
4 filés de salmão de 180grs cada
Sal, pimenta

Modo de preparo (vou seguir a minha ordem de preparo)
O Salmão - Corte o salmão em 4 filés (com uns 4 dedos de largura aproximadamente, mas se você preferir pode fazer o filé de salmão inteiro). Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e dê uma tostada rápida nos dois lados do salmão. Corte um pedaço de de filme plástico próprio para assar e coloque num refratário arrumando os pedaçoes de salmão separadamente.

Corte o salmão assim, tempere com sal e pimenta

Dê uma tostadinha, dos dois lados

 
Corte o filme e arrume o salmão assim

Depois que o salmão estiver pronto, começe a preparar o molho. Vamos lá!!
Primeiro prepare o Confit de Limão Siciliano: Descasque o limão siciliano à julienne (retirar as cascas do limão em fatias bem finas). Depois, corte as cascas em fatias compridas. Gente, isso é mega complicado para quem não tem prática. Eu retiro as raspas do limão (e da laranja também, quando preciso) com um Zester, assim não corre o risco de vir com a parte branca da casca, o que deixa a comida com sabor amargo. Agora, coloque as tirinhas da casca do limão numa panelinha com duas colheres de açúcar e um pouco de água e ferva (cuidado para não caramelar demais).

Simples assim!
Agora, num recipiente junte todos os ingredientes do molho: cebola, alho, tomate seco, gengibre, confit de limão, mel, coentro em grão, suco do limão, azeite, coentro e manjericão picados e o sal (eu não coloco a pimenta dedo-de-moça nem o cominho em pó, acho que fica forte demais). Misture tudo!

A pimenta é apenas ilustrativa, eu não gosto!


Misture tudo!

Coloque cada pedaço de salmão em cima de uma folha de papel de churrasco, jogue um pouco de molho em cima, junte e amarre as pontas do papel, como se fosse um presente. Ponha os dois embrulhos em uma travessa e leve ao forno durante 8 minutos, a 180º.

Coloque bastante molho

Amarre com barbante fazendo um pacotinho

Sirva com batatas assadas e arroz com amêndoas. Bom Apetite!

Ahh, o papel que eu faço os papilotes é esse aí. Sei que vende em rolo, mas aqui em Maceió não achei em lugar nenhum, então adaptei esses saquinhos.



Gostaram??


Nenhum comentário:

Postar um comentário