quarta-feira, 7 de março de 2012

Costelinha de Porco na Brasa

Uma vez por semana eu faço um churrasquinho aqui em casa para o almoço. Como somos 3 uso apenas uma pedaço de carne de boi, que pode ser picanha, maminha ou fraldinha e algumas costelinhas, que são porco ou carneiro.






As costelinhas são as preferidas no churras semanal aqui em casa, porque eu as preparo com o tempero mais simples, apenas sal grosso, mas para finalizar eu faço uma "misturinha" que as deixam deliciosas.

Para começar eu só uso costelas da Sadia ou da Perdigão e eu vou explicar o porquê. Elas vem serradas por iguais, todas tem o mesmo tamanho (aproximadamente 12cm), vem limpa, com pouquíssima gordura e sem nenhum sebo. Tem uma qualidade excelente. Eu, sinceramente, dou preferência a da Perdigão.






Primeiro eu retiro o excesso de gordura, que por ventura veio na carne, depois separo as costelinhas uma a uma. Coloco-as numa vasilha e espremo um limão por todas elas.






Agora eu as lavo em água corrente, deixo escorrer e acomodo todas num depósito. Tampo e levo a geladeira até a hora de assar.






Agora preparo um molho, que eu vou pincelar nas costelas enquanto elas assam.  Num pilão eu coloco bastante folhas de manjericão, um colher de chá (rasa) de sal grosso, uma colher de sopa de mel e azeite até cobrir tudo.






Macero  tudo muito bem.






Até que as folhinhas estejam desmanchadas. Reservo.






Aproximadamente 1:30h antes do horário previsto para o almoço, acendo o fogo e meia hora depois o braseiro está no ponto.






Só então eu coloco sal grosso nas costelinhas.






E acomodo elas na churraqueira.



   Essa vermelhinha é de cordeiro! Achei algumas no freezer e despachei junto com as de porco.



Quando elas estão começando a ficar douradas, dou uma batida para retirar o excesso de sal e começo a pincelar o molhinho que preparei.





Deixo assar mais um pouco e pincelo novamente, até que todas estejam bem douradas.






Preparei uma farofinha na manteiga, cozinhei umas batatas com casca e servi com arroz branco e um delicioso vinagrete. As costelinhas ficam carameladas e com leve gosto de manjericão. Uma delícia!!






É bom comer assim... com as mãos!!





Eu adoro churrasco e vocês?



Nenhum comentário:

Postar um comentário