segunda-feira, 12 de março de 2012

Feijão Caseiro à Moda Mineira

Feijão, arroz branquinho, uma saladinha de tomates e uma farofa de ovos faz a festa de muita gente na hora do almoço, inclusive a minha. A carne nem me faz falta! Se tiver, ótimo. Senão, melhor ainda!!

Nas minhas andanças pelas Minas Gerais e pelo interior de São Paulo, percebi que cada região prepara o "feijão nosso de cada dia" de um jeito diferente. Uns são bem gordos, outros mais magrinhos. Uns levam só alho e cebola, outros levam todas as verduras. Mas uma coisa é fato! Seja lá o modo de preparo, o feijão é um prato super gostoso, rico em ferro e que deveria estar presente na alimentação de todo o povo brasileiro.

Apesar de gostar, confesso que não tenho o costume de comê-lo todos os dias. Por isso, aqui em casa, eu cozinho feijão apenas uma vez na semana, já que na quinta e aos sábados o almoço é na casa da sogra, e aos domingos nós almoçamos fora :)

Procuro sempre preparar um feijão mais magrinho, só com algumas verduras. Não coloco carnes, paio, charque nem linguiças. Deixo esses ingredientes para quando preparo uma feijoada. Mas dando uma olhada no freezer achei uns pedacinhos de costelinha de porco salgadas e aí lembrei de um feijão delicioso que comi num boteco do Mercado Central de BH. Lembro que perguntei a garçonete como era preparado o tal feijão e ela me explicou.

Pois bem minha gente, resolvi então preparar o meu feijãozinho à mineira. Ele é bem diferente do que estou acostumada a preparar aqui em casa. Ele leva poucos temperos e o caldo fica bem grossinho, muito gostoso mesmo!!





FEIJÃO CASEIRO À MODA MINEIRA


Ingredientes

500g de feijão
Costelinhas salgadas ou defumadas
Sal
Bacon (eu não usei porque não queria um feijão tãooo gordo)
10 dentes de alho
1/2 cebola picadinha
Azeite


Modo de preparo

Lave bem o feijão e deixe de molho por 15 minutos.





Escorra e coloque o feijão na panela de pressão e complete com água até ultrapassar uns 4 dedos acima do feijão. Tampe a panela e ferver. Quando começar a apitar marque meia hora e desligue o fogo.
Em outra panela frite o bacon (se você usá-lo) e as costelinhas. Coloque um pouco de azeite e refogue o alho e a cebola.






Quando estiver dourado, coloque tudo dentro de feijão e deixe ferver até que os grãos estejam macios.






Se for necessário coloque mais um pouquinho de água e acerte o sal, se necessário. Deixe levantar fervura novamente. O caldo fica bem grossinho.






Gente, esse feijão ficou tãoo gostoso, as costelinhas deram um sabor especial e meu almoço foi uma delícia!!







E você, como prepara o seu feijão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário