terça-feira, 13 de março de 2012

Farofinha de Ovos

Gente, acho q a farofa é o prato mais fácil de se preparar na cozinha, não é mesmo? Qualquer principiante faz!! É só derreter a manteiga (ou margarina, se preferir), colocar a farinha, misturar tudo e acertar o sal. Pronto! está pronta uma farofinha de manteiga básica.

Mas nós podemos incrementar nossa farofa com diversos ingredientes: bacon, passas, cebola, coentro picadinho, ovos, frutas... e por aí vai! Aqui em casa, no dia-a-dia, eu preparo sempre de duas maneiras. Quando faço churrasco preparo só na manteiga, bem molhadinha e para acompanhar outros pratos, preparo a farofa de ovos. Mas em qualquer farofa que preparo uso uma técnica que aprendi com uma secretária de minha mãe e que a deixa muito mais saborosa.  Eu torro a farinha antes de usá-la na preparação da farofa.




FAROFINHA DE OVOS

Ingredientes

1 xícara de farinha de mandioca bem fininha
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
3 ovos
Sal a gosto


Modo de preparo


Separe os ovos que você vai usar. Você pode cozinhá-los ou fazê-los mexidos. Eu preparei metade da receita. Usei 1/2 xícara de farinha e 2 ovos apenas. Hoje eu preferi cozinhá-los, mas às vezes faço eles mexidos.
Comece preparando os ovos. Cubra eles com água e leve ao fogo até que estejam cozidos. Descasque e pique bem miúdo. Reserve.




Numa frigideira limpa e seca, coloque a farinha e acenda o fogo.




Com uma espátula (ou colher de pau), vá mexendo a farinha, de um lado para o outro, sem parar.




Não pare de mexer até que ela comece a torrar e ficar meio marronzinha. Cuidado para não queimar.




Derreta a manteiga e coloque a farinha.




Mexa até que toda a farinha esteja molhada pela manteiga. Coloque os ovos e acerte o sal.




Misture bem e sirva. Você pode colocar um pouco de cebola picadinha quando estiver derretendo a manteiga e finalizar com coentro picadinho...fica uma delícia também!





Beijokas e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário