domingo, 14 de agosto de 2011

Costelinha de porco assada na Coca-Cola

Hoje é o Dia dos Pais, sinônimo de restaurantes lotados e longas filas de espera. Por isso, a solução encontrada foi fazermos um almoço de comemoração na casa da minha cunhada. Combinamos que cada um levaria um prato, o que diminuiria o trabalho da dona da casa.
Vasculhando minhas receitas, resolvi fazer uma costelinha de porco assada lentamente na Coca-Cola, porque é um prato que faz bastante sucesso aqui em casa por ser delicioso. 
O prato exige um preparo antecipado, mas isso não significa que seja difícil de fazer.
Eu sempre uso as costelinhas de porco da Perdigão ou da Sadia (umas que são serradas com a altura entre 10 e 12cm) e vem com pouquíssima gordura. Só encontro esse tipo de costela no Palato.

No Palato, por R$ 18,50 o quilo

Costelinhas de Porco assadas na Coca-Cola

Ingredientes
2 embalagens de costela suína (Sadia ou Perdigão)
3 limões
1/2 copo de vinagre
Fondor
3/4 de xícara de Shoyu
1/2 xícara de mostarda
1 xícara de vinho branco
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 garrafa de 600 ml de coca-cola
Mel de abelha para pincelar

Modo de preparo
Essa estapa deve ser preparada na véspera: Retire todo o excesso de gordura da costela, e separe os pedaços deixando dois ossinhos em cada porção (você pode cortar osso por osso ou até mesmo fazer a costela inteira. Eu particularente separo de dois em dois). Coloque num recipiente, esprema os limões e coloque o vinagre. Lave bem para acabar de limpar as costelas e deixe escorrer.
Tempere com Fondor (o quanto baste), coloque a mostarda, o shoyu, o vinho e o gengibre .Envolva bem todos os pedaços da costela com esse molho e arrume num depósito plástico, tampe e leve a geladeira de uma dia para o outro.

Corte a costela para que cada porção fique com dois ossos

Arrume as costelas num depósito com tampa, com a
 parte da carne virada para baixo, para que fique em
 contato com o molho.
No dia: Forre uma assadeira (normalmente eu divido em duas) com papel laminado, arrume as costelinhas com os ossos virados para cima, derrame o molho em que elas ficaram imersas e complete com uma coca-cola (não pode ser Zero nem Light). Cubra com papel laminado e leve ao forno médio por umas duas horas.

Arrume as costelas, coloque o molho e a coca-cola,
cubra com laminado e leve ao forno.

Retire a assadeira do forno, e abra o laminado. Se ainda tiver muito molho na assadeira, retire um pouco e reserve (você pode precisar ainda). Com um garfo vire as costelinhas (os ossinhos devem ficar para baixo agora) e pincele um preparado de mel. Volte a assadeira ao forno (sem o laminado) por mais ou menos 40 minutos. Retire novamente do forno, vire as costelas e pincele com mel (agora a parte dos ossos), se necessário coloque um pouco do caldo que você reservou (para que a carne nao fique ressecada), leve ao forno por mais 30 minutos.
Mais uma vez repita a operação virando as costelas, pincele mais mel, coloque um pouquinho de caldo se estiver seco e leve ao forno por mais alguns minutos para acabar de dourar.

Retire o excesso de caldo, pincele mel e
volte as costelas ao forno.

Prepare o mel para pincelar a carne: Num pilão coloque uma colher de sobremesa de sal grosso, uma colher de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de mel e folhas de manjericão. Macere até que as folhas estejam bem machucadinhas.
Retire do forno, arrume as costelinhas numa travessa e sirva com Farofa de Cream Cracker e Cebolas Carameladas (ou as maçãs de forno).

Costela deliciosa! A carne solta do ossinho
e fica muito saborosa!



Feliz Dia dos Pais, ao meu marido, pai dos meus
filhos e ao meu sogro, o pai de todos nós!!

2 comentários:

  1. Tia, não posso dizer que vou me aventurar a fazer essa receita, mas já vou pedir pra minha mãe gourmetida fazer esse prato qualquer dia!
    Ah, que foto linda dos 2!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Próximo fim de semana no Saco eu vou fazer Tati e vc vai vercomo é gostosa. Bjos querida!!

    ResponderExcluir