sábado, 20 de agosto de 2011

Berinjela Caponata

A fome não dá trégua né gente?! E eu não consigo fingir que não estou sentindo... e meu marido então?! Sempre que chega do trabalho ouço logo ele dizer que esta morrennnndo de fome. E se o jantar demora um pouco a sair parece que a fome dele vira um treco avassalador...rsss
E para evitar que o estômago dele grude nas costas e fique roncando, fui na geladeira procurar algo para fazer e me deparei com uns gatos pingados de uns legumes pedindo clemência. Respirei fundo e pensei... Ok, vamos em frente!
 

Com poucos ingredientes você faz um prato saboroso

Bom gente, eu tinha 2 berinjelas, 3 pimentões (verde, vermelho e amarelo), uma cebola roxa e um pouco de azeitonas verdes (eu prefiro a preta). Daí lembrei de uma berinjela parmegiana que eu faço (insprada na do Massarella) e que agrada a todo mundo aqui em casa.


É bem fácil de preparar, anote aí!

Corte a cebola em rodelas bem finas (use um fatiador se preferir), os pimentões em tirinhas finas, fatie alguns dentes de alho (você pode espremê-los) e coloque tudo numa panela com azeite.


Enquanto refoga, descasque as berinjelas e corte-as em cubos. Vá colocando imediatamente na panela e mexendo (elas escurecem rapidamente). Coloque as azeitonas, um pouco de pimenta do reino moída na hora e acerte o sal.

Deixe a berinjela cozinhar até ficar macia

Arrume a berinjela num refratário, cubra com molho de tomates (http://acozinhadacacau.blogspot.com/2011/08/um-delicioso-molho-de-tomate.html), e espalhe queijo mussarela ralado. Leve ao forno para gratinar e sirva com pão italiano.



Se você guardar na geladeira por alguns dias vai perceber que seu sabor ficará mais acentuado. Ótima para comer com um pãozinho!


Ahh, não vai usar azeite de má qualidade heim?! Não precisa comprar aquele chiquitoso, mas azeite não dá pra ser porcaria né?!#extravirgemcombaixaacidez

As berinjelas prontas para irem ao forno!



Beijos e até a próxima!




3 comentários:

  1. Claudia,

    Adorei essa receita. Quando voltar a Maceio vou querer experimentar. Abraços a voce e ao Fernando.

    Jurandir

    ResponderExcluir
  2. Cláudia,

    Essa berinjela é mesmo tudo de bom, principalmente quando colhemos fresquinha na horta e fazemos pra entradinha da pizza, né?
    Ana

    ResponderExcluir