terça-feira, 2 de agosto de 2011

O "santo" arroz de cada dia!

Com a correria diária e o trânsito louco das grandes cidades, muita gente faz a opção de comer em self-service ou fast-food e não se interessam em aprender nenhuma receitinha, por mais básica que seja.
Outro dia, conversando com algumas "noivinhas à beira do altar", ouvi elas falarem que não sabem fazer arroz. Um arrozinho, aquele acompanhamento simples e perfeito, até para um ovo frito...rss...como pode??!
Então, pensando nessas noivinhas e em tantas donas de casa e suas secretárias (e nos "donos" de casa também) que não sabem fazer um arroz soltinho e gostoso, resolvi dedicar um post exclusivo a esse acompanhamento tão especial.
Existem várias marcas e tipos de arroz no mercado, e com preços variados. Eu, particularmente, não gosto de arroz parbolizado. #ponto final
Meu marido ADORA arroz, e por isso procuro fazer sempre bem soltinho e gostoso. Aqui em casa, eu só uso o Tio João Tipo 1. Sei que no mercado existem marcas mais baratas, mas prefiro economizar em outros produtos e usar esse arroz.

Meu arroz preferido!

Qualquer que seja a marca de arroz que você use, siga a receita para ele ficar bem soltinho!

ARROZ REFOGADO

Ingredientes:
1 xícara de arroz
2 xícaras de água fervente
meia cebola média, bem picadinha
óleo
sal a gosto

Modo de preparo

Lave o arroz em água corrente para retirar o amido, e deixe numa peneira, apoiada sobre um pano, para secar um pouco. Coloque a água para ferver à parte.
Numa panela coloque um pouco de óleo, a cebola picada e refogue até ela ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Despeje a água fervente, tempere com sal, dê uma mexida e coloque a tampa da panela semi-aberta. Deixe cozinhar por 10 minutos e retire a tampa, com um garfo afaste um pouco e veja se ainda tem água.
Assim que a água secar, desligue o fogo e deixe a  panela tampada. Na hora de servir solte com um garfo para os grãos ficarem soltinhos.

Você pode também dar corzinha ao seu arroz. Na hora que estiver refogando a cebola, coloque um pouquinho de colorau ou meia cenoura ralada.

Quando quiser dar um ar de "festa" ao seu arroz, acrescente passas ou amêndoas laminadas na hora de servir. Não esqueça de colocar as amêndoas no forno ou numa frigideira antiaderente direto sobre o fogo (mexendo para não queimar) para que fiquem crocantes.

Agora, se você já é "expert" em arroz e vai dar um jantar em casa, segue uma receita nova:

ARROZ AO PROSECCO COM CASTANHA-DE-CAJU

Ingredientes:
2 xícaras de arroz cru
2 colheres de cebola picadas
1 dente de alho amassado
2 colheres de azeite
4 xícaras de caldo de legumes
60 ml de prosecco
100 gr de castanha-de-caju trituradas

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o arroz e refogue para que os grãos absorvam a gordura.
Acrescente o caldo de legumes, já temperado e bem quente. Mexa rapidamente, tampe a panela e abaixe o fogo.
Assim que secar todo o líquido, desligue o fogo, acrescente o Prosecco (não mexa o arroz, apenas regue-o com a bebida) e mantenha tampado por mais 10 minutos.
Acrescente as castanhas e mexa delicadamente.
Não coloque sal, pois o caldo de legumes já é salgado.


Beijos e até a próxima!


3 comentários:

  1. Aleluia!! Precisava mesmo de uma receita de arroz básica, kkkkkkk
    Dá uma de purê de batatas aí, tia, bem basiquinha, kkkkkk
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Mom tem que usar o arroz Primor Premium!!! kkkkkk

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Bruninha, diz para seu patrão que a Bunge precisa urgente distribuir esse arroz aqui em Maceió. Já procurei muito e não achei. Mas assim que chegar por aqui prometo que experimento e se for bom mesmo eu troco de marca em homenagem a você...beijoss

    ResponderExcluir