sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pizza com amigos numa noite de lua cheia

Vocês ouviram falar da maior lua cheia que teve esse ano, no dia 19/03, quando ela esteve mais próxima da terra? Muita gente foi as ruas para ver a tão esperada lua. Pois é!! Eu tive o privilégio de ver essa lua cheia num lugar muito especial: na Praia do Saco, mais precisamente na casa de amigos queridos, que por sinal, são meus compadres.

Visual indescritível!!

Ficamos horas vendo a lua sair no mar e subir ao céu iluminando toda a paisagem. Depois do "espetáculo" fomos organizar uma rodada de pizza para o jantar.
A pizza da casa da Ana já é conhecida por muitos amigos. Sempre regada a um bom vinho, deliciosas entradinhas, muitas risadas e um papo gostoso, é o fechamento de um dia perfeito.
Tudo começou quando Aninha resolveu fazer sua cozinha mineira e colocar num cantinho, um forno de pizza.

 Pizza + vinho + boas risadas = Noite ideal

Assim que a construção acabou, começamos nossa luta para encontrar a receita perfeita. Compramos livros e revistas sobre o assunto, pesquisamos na internet. Foram muitas e muitas tentativas, que renderam histórias engraçadas. A cada fim de semana testávamos uma receita diferente. Uma ficava mole, outra ficava com o centro meio cru quando assava, outra ficava dura demais. Certa vez, nosso amigo Sérgio, deu tanta "pancada" na massa para ver se amaciava, chegou a jogá-la contra a parede e a "coitada" ficou lá grudada. Tudo era motivo de muitas risadas. Até que um dia resolvemos que só faríamos pizza quando tivéssemos a receita certa nas mãos. E não é que um belo dia um pizzaiolo "caiu de para-quedas" em nossos pés. Ele nos deu uma verdadeira aula de pizza. Explicou timtim por timtim os segredos de uma boa massa, que agora compartilho com vocês.
Massa de Pizza da Praia do Saco
Ingredientes
1Kg de farinha de trigo sem fermento
2 sachês de fermento biológico seco
1 colher de sopa + 1 de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de azeite
600 ml de água morna
Modo de preparo
Numa bacia, misture os ingredientes secos. Coloque o azeite e vá misturando com a mão. Acrescente aos poucos 500ml de água morna (e reserve 100ml caso precise de mais água). Continue misturando mais um pouco, transfira para uma bancada de pedra e começe a trabalhar a massa. Com o punho, estique a massa e volte a enrolar.
Somente a Ana prepara a massa

Vá adicionando água morna aos poucos até dar elasticidade a massa sem grudar nas mãos. Trabalhe a massa mais um pouco conforme a foto acima.

Continue esticando e enrolando a massa até ficar macia

Divida a massa em seis porções de aproximadamente 250gramas e distribua numa bandeja plástica. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 2 horas em lugar abafado.



Depois de decorrer o tempo para que a massa dobre de volume você já pode começar a preparar suas pizzas. Deixe todos os ingredientes que você vai precisar na bancada em que você vai trabalhar, isso facilita bastante. Distribua vários depósitos com mussarela e presunto ralado, calabresa fatiada, tomates e cebolas em rodelas finas, ovos cozidos fatiados, aliche e mais o que você gostar. Não esqueça de um bom molho de tomates (o que dei a receita aqui no blog fica ótimo), do orégano, do manjericão e de alguns raminhos de alecrim, que você vai precisar para a pizza branca.

                                                     A pizza branca fica ótima para acompanhar
                                                     algumas entradinhas

Para fazer a pizza branca: com uma bolinha de massa você faz duas pizzas brancas. Divida a massa ao meio, polvilhe farinha na bancada e com um rolo abra a massa até que ela fique bem fininha, pincele azeite em toda a massa e faça alguns pequenos cortes com uma faca para que ela fique com algumas "bolhas" quando assar. Coloque um pouco de alecrim por cima e leve ao forno por alguns minutos. Quando as "bolhas" começarem a subir e a borda ficar dourada retire do forno e fatie em pedacinhos. É só saborear!!


Saindo uma Margherita, a pizza preferida!

Para encerrar a noite, um Cheese Cake da Chef Ana Silva.
Maravilhoso!!

Um fim de semana na Praia do Saco é sempre revigorante para enfrentar a semana de trabalho. Depois de uma noite agradável, acordar com esse visual...Não tem preço!!

Um lugar abençoado por Deus!


Um excelente fim de semana a  todos...beijossss!



7 comentários:

  1. Realmente.....o must!!!
    VH

    ResponderExcluir
  2. Arrasou na produção das fotos e no texto. Muito legal!!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeita pra falar, né? AMO essa pizza da Mama!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Thanks garotas!! Pena que minha tendinite não me deixa mais trabalhar a massa. A pizza do Saco é tudo bem mesmo né Tati...adoooro!

    ResponderExcluir
  5. Que saudade deste lugar!

    Ficou lindo o post!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Essa pizza da Aninha é mesmo uma delícia. Saudades de Maceió,

    Jurandir de SP

    ResponderExcluir
  7. Tudo delicia!
    Que tal postar a do Cheesecake também?
    Beijinhos Claudia

    ResponderExcluir