quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um delicioso molho de tomate!

Hoje foi o dia de preparar meu molho de tomates caseiro! Sei que no mercado existe uma infinidade de molhos prontos, que facilitam a vida de muitas donas de casa, mas nada se compara a um molho feito em casa, daquele bem suculento, onde você sente os pedaços dos tomates. Os amantes desse molho sabem bem do que estou falando!

Por isso vou compartilhar com vocês uma receita que ganhei de uma amiga e preparo há mais de 10 anos. É simples de preparar e rende bastante. Você pode congelar em pequenas porções, e quando for usar incremente com folhas de manjericão, azeitonas, champignon, funghi ou qualquer outra erva de sua preferência.

A base do molho é feita com uma lata de 2,5Kg de tomates pelados. Normalmente você só acha esse tipo de lata em supermercados que vendem no atacado. Aqui em Maceió achei no Sam's, mas creio que no Macro e no Atacadão também tenha. #ficaadica

Esse estava com melhor preço, mas
 já usei outras marcas. Todos são ótimos!

Agora a receita! Anotem aí porque vale a pena experimentar.

MOLHO DE TOMATES

Ingredientes:
Azeite o suficiente para cobrir o fundo da panela
2 colheres de sopa de cebola (ou alho se preferir) desidratado
1 lata grande de tomates pelados
1 caixa de 500g de polpa de tomate
1 Katchup picante pequeno
1 Katchup tradicional pequeno
1 pacotinho de orégano
1 lata pequena de Manteiga Turvo ou similar (Aviação ou Itacolomy)
2 colheres de sopa de açúcar
Sal a gosto
1 cenoura partida ao meio (para cortar a acidez do tomate)


Modo de preparo:
Coloque azeite suficiente numa panela para cobrir o fundo e acrescente a cebola desidratada. Deixe refogar um pouco (cuidado para não queimar).
Coloque a lata de tomates pelados, a polpa de tomate, os katchups, o orégano e a cenoura. Deixe cozinhar e mexa sempre pressionando os tomates para que eles dissolvam.
Quando estiver tudo bem cozinhado tempere com sal e açúcar (mais açúcar para cortar a acidez) e por fim coloque a manteiga e retire a cenoura.
Deixe esfriar e congele em porções. Pode usar em pizzas, massas, carnes, etc.
Olha só o panelão de molho:

Depois de pronto, deixo esfriar e congelo em pequenas porções. Sempre tenho esse molho no freezer. Quebra o maior galho quando preciso fazer uma comidinha rápida.


Muito fácil né?! Experimentem!!


Um comentário:

  1. Esse é de vc comer de joelhos. Ganhei uma "provinha" e nem esperei a massa ficar pronta. Coloquei em torradinhas e polvilhei queijo ralado. Hummmmmmmm!!!
    DELÍCIAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir