terça-feira, 20 de março de 2012

Camarão aos 4 Queijos

Fui dar uma arrumada na minha geladeira e naquele compartimento de guardar frios achei um monte de pedacinhos de queijos que sobram quando faço jantar aqui em casa. Dei ordem a secretária para não jogar nada fora porque aqui na minha casa "nada se perde, tudo se transforma"!

Pois é gente, hoje foi dia de "transformar" esses pedacinhos de queijo num prato bem gostoso. Separei 4 tipos diferentes de queijo (mais que isso poderia ficar enjoado) e preparei um camarão aos 4 queijos para servir com uma massa.

Não tenho uma receita exata desse prato, mas vou colocar exatamente como preparei, assim fica fácil para você repetir aí na sua casa.




CAMARÃO AOS 4 QUEIJOS


Quem acompanha o Blog sabe que quando compro camarão, separo eles por unidades. Se o camarão for o Vila Franca (dependendo da região do país ele recebe outros nomes: pistola, VG, etc), aquele bem grande, calculo 10 unidades por cabeça para o jantar e 13 para o almoço. Não tem erro, gente!! Todo mundo fica super satisfeito com essa quantidade.  Quando uso camarão menor (tipo o barba roxa), como esse que usei nessa receita, coloco um pouco mais. Preparei 80 camarões! Temperei eles com sal, limão, um dente de alho espremido e deixei tomar gosto por 20 min, depois aferventei até que todos estivessem levemente rosados. Escorri e reservei.
Numa frigideira, coloquei um pouco de azeite para esquentar. Descasquei dois dentes de alho e dei uma leve amassada com a faca... coloquei no azeite e esfreguei eles por toda a panela.






 Juntei um alho-poró cortado em rodelinhas finas e refoguei tudo muito bem.




 
Coloquei os camarões e dei uma refogada para que eles acabassem de cozinhar. Num copo coloquei 2 dedos de uísque e derramei por cima dos camarões, acendi um fósforo, encostei nos camarões, flambei e reservei.




Numa panela coloquei uma garrafinha de 500ml de creme de leite fresco, esmigalhei um caldo de legumes da Vitalie (aqui na nossa city não se acha caldo de camarão em lugar nenhum...alôo supermercados, vamos providenciar??) e levei ao fogo, mexendo até começar a ferver.




Ralei os queijos: ementhal, brie, gruyère e juntei uma colher de sopa bem cheia de cream cheese.




Juntei tudo ao creme de leite e mexi para que todos os queijos derretessem.




Moí um pouco de pimenta-do-reino.




Mexi até que estivesse tudo derretido e acrescentei os camarões.




Misturei e deixei levantar fervura novamente.




Desliguei o fogo e imediatamente cobri com um filme plástico. Observe que o plástico fica diretamente em contato com o molho. Isso evita que o ar talhe o molho.




Escolhi a massa Penne para servir com esse camarão, mas você pode escolher outra de sua preferência. Mas não esqueça, o importante é você usar uma massa de qualidade!!




Quem já comeu o camarão a "La Bruno" do restaurante Massarela, aqui na nossa city??? Gennnte..sinceramente...ficou igualzinho...rsss!!

Delíiiiicia!!



5 comentários:

  1. Oi!!EStou em uma dietonaaa, mas nao resisto e venho aki dar um olhada nas suas receitas...bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Débora...não dá pra quebrar a dieta não é mesmo?!! Mas aproveite que a páscoa está chegando e prepare essa delícia ;)
      Obrigada e continue acompanhando nossas receitas!

      beijos

      Excluir
  2. Natália Vasco Rosner21 de março de 2012 às 08:53

    Tia Cacau, essa receita parece ser MARA, mas para quem está de dieta (meu caso), é complicado, hein? kkkkkk
    Vou ficar na receita do bolonhesa mesmo, kkkkkk
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati..pense numa prato delicioso esse, mas seguir a dieta é mais vantajoso para vc!! Deixe pra sair da dieta na viagem! Falando nela...já está chegando heim?? Tire fotos de comidas e restaurantes que você gostar..em breve teremos novidades no Blog ;)...bjoss

      Excluir
    2. Natália Vasco Rosner23 de março de 2012 às 09:29

      Tia, vou pedir pro nosso fotógrafo particular, Ralphinho, tirar algumas fotos, tá? Eu não sou muito boa na câmera, ehhehehe, mas vou tentar me lembrar de tirar fotos e anotar as dicas, tá?
      Bjos!

      Excluir