sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alcachofra, uma delícia de flor!

Depois de uma semana fora emendada com o feriadão, cheguei em casa e encontrei a geladeira vazia! Não pretendia ir ao supermercado no finalzinho do meu descanso mas como preciso alimentar as "barriguinhas" aqui de casa e principalmente dar uma atualizada no blog, deixei a preguiça de lado e fui às compras.
Dei uma passadinha naquele supermercado chique da nossa cidade e encontrei umas alcachofras lindonas por lá. Quando olhei o preço quase caí dura no chão! Não sei se já aconteceu com você, mas comigo acontece muito. Às vezes olho uma coisa e parece que o olhar ativa o cérebro, que ativa o paladar, que ativa uma vontade louca de experimentar. Aí o jeito foi exercer o "desapego" ao dindin e pagar (às vezes caro) para satisfazer a vontade. Foi assim com a alcachofra!! Quando passei e vi aquela florzona linda na prateleira me deu uma vontade louca de comê-la e o jeito foi pagar quase R$ 8,00 pela bichinha!!




Você sabia que a alcachofra é uma flor da família dos girassóis e é rica em fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B? Pois é gente, além de linda e gostosa essa florzinha tem propriedades terapêuticas.

Quando você for comprá-la prefira as de pétalas fechadas e arroxeadas. O talo muito mole, rígido e fibroso indica que ela passou do ponto. Ela oxida com facilidade por isso você deve cozinhá-la com limão ou vinagre para evitar que escureça.




ALCACHOFRA SIMPLES COM MOLHO DE SHOYU

Ingredientes

Calcule 1(uma) alcachofra por pessoa
1/2 cebola picada
1 alho-poró em rodelas
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1 limão siciliano
Azeite
sal e pimenta
água

Ingredientes para o MOLHO

Cebola bem picadinha
1 dente de alho ralado
Shoyu
Azeite
Limão

Modo de preparo

Numa panela coloque o azeite para esquentar e acrescente a cebola picada. Refoque um pouco e acrescente o alho-poró e o louro.



Dê mais uma refogada e coloque o vinho branco. Deixe evaporar um pouco. Corte o talo da alcachofra e pique-o, depois coloque-o na panela, pois ele agrega sabor a alcachofra.



Segure a alcachofra pelo fundo e bata ela contra uma tábua para que suas folhas abram. Lave-a em água corrente para retirar alguma sujeira que esteja entre as pétalas.





Coloque a alcachofra na panela e complete com água até cobri-la. Coloque o limão e um prato fundo por cima, para que ela não flutue. Cozinhe por 40 minutos ou até que as pétalas se soltem com facilidade.





Enquanto a alcachofra cozinha, prepare o molho. Num bowl coloque azeite, shoyu e limão. Mexa bem com um fuet ou uma colherzinha, até virar uma emulsão. Coloque um pouco de cebola bem picadinha e um dente de alho ralado. Misture tudo muito bem e deixe na geladeira.




Quando a alcachofra estiver cozida, sirva com esse molhinho. É uma delícia!




Eu gosto de alcachofra assim, bem simples com um molhinho gostoso. E você, gosta como?




Apesar de ser comestível somente a base da folha, vale cada centavo pago por ela!




Existem pratinhos próprios para  comer alcachofra. Eles são lindos e já vem com o lugarzinho próprio para o molho.






Vocês já viram arranjos feitos com flor de alcachofra?? São belos!!










Esse foi o meu mimo da semana? E o seu, qual vai ser?? Não estou falando de coisas materias, heim gente??


Um comentário: