terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pão de Queijo de Liquidificador e Cuscuz Fofinho... Café da manhã delicioso!

O sábado amanheceu lindo e o dia prometia! Quando abri a janela do meu quarto me deparei com esse visual. Agora me diz uma coisa, tem como começar o dia mal humorada nesse paraíso??




O café da manhã da casa da Ana já é conhecido entre os amigos. Quem frequenta a sua casa sabe o quanto ela capricha! Bandeja de frutas fresquinhas, sucos, carne do sol, linguiça, batata doce, macaxeira, bolachas e geléias, queijos qualho, manteiga e do reino, além do tradicional cuscuz e do novo pãozinho de queijo de liquidificador.
Por isso acordei tão cedinho, às 7 da matina já estava na cozinha com a máquina em punho para fotografar essas duas maravilhas e passar a receita para vocês.


PÃO DE QUEIJO DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes

1 copo de requeijão de óleo
1 copo de requeijão de leite integral
2 copos de requeijão de polvilho doce
1 ovo inteiro
1 colher de chá de sal
7 colheres de sopa de queijo parmesão ralado



 


Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.




Unte e polvilhe com farinha de trigo, umas 40 forminhas  pequenas (daquelas de empadinha) e arrume-as numa assadeira. Coloque a massa nas forminhas, somente até a metade (+- 2 colheres de sobremesa em cada forminha).






Leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até que fique douradinho. Gente, cada forno funciona de um jeito né? Então nada melhor que ir no olhômetro mesmo! Sirva quentinho, imediatamente após sair do forno.






Pessoal, esse pãozinho é muiiiiiito bom!! Com a geléia de goiaba, feita pela Eliete (secretária muito querida que foi babá do meu compadre), ficou uma delícia!

Vocês sabem fazer cuscuz?? Eu não sei, ou melhor, não sabia! Minha referência de cuscuz gostoso era o do Marceneiro (onde fica a outra casa de praia da minha comadre). Há 25 anos atrás, a antiga caseira preparava para o café da manhã um cuscuz enorme e bem fofinho, pois a casa vivia sempre cheia. A criançada adorava. Logo cedo elas batiam um pratinho cheio de cuscuz com ovo (saudade enorme daquele tempo). Quando eu tentava fazer um, saía uma desgraça, daí fui deixando de fazer. Por isso, colei na secretária dela e aprendi direitinho o passo-a-passo!


CUSCUZ DE MILHO BEM FOFINHO

Ingredientes

2 cocos secos ralados
2 xícaras de massa para cuscuz (flocão)
1 xícara de água
1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Rale os dois cocos secos em separado. Coloque um no liquidificador com um pouco de água morna, bata para extrair o leite puro e reserve.





Numa vasilha coloque a massa e o outro coco ralado e misture bem. Acrescente a água, aos poucos e continue misturando. Por último coloque o sal e arrume a massa numa cuscuzeira. Leve ao fogo por 20 minutos ou até que a massa esteja cozida. Retire o cuscuz do fogo, coloque num recipiente e regue com o leite de coco.




 
 
Gente, eu ia tirar uma foto da mesa, com tudo de gostoso que tinha no nosso café, mas a fome era tanta, que quando lembrei.. já era!! Fico devendo essa tá??

Beijokas e até a próxima!

2 comentários:

  1. Esse pão de queijo é mesmo MARAVILHOSO! Impossível comer um só!

    ResponderExcluir
  2. Essa casa da Aninha é mesmo um SPA de engorda. Estou com vontade de ir de novo passar o fim de ano com vocês, mas tenho medo de ter que fazer uma segunda redução do estômago. KKKKKKKKKKK. Por falar nisso, Cláudia, você pensou naquela proposta da redução que falei contigo aí há três anos. E esse queijo Regina da foto, é para combinar com seu nome Cláudia Regina?

    ResponderExcluir