sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Creme de Aspargos

Vocês já estão careca de saber que o povo aqui de casa é fã de sopa. Aprendi com a secretária da minha mãe. Ficava admirando como ela juntava os ingredientes, descascava os legumes, fritava a cebola e colocava a água, no olhômetro mesmo! E é assim que eu faço sopa até hoje, mudo alguns ingredientes, coloco uma coisa ou outra diferente, mas o jeitão continua o mesmo!

Semana passada minha tia Helô me mandou uma receita de sopa de aspargos totalmente diferente das sopinhas que estou acostumada a fazer. Como adoro aspargos, tratei de prepará-la. Querem saber o resultado?? Um creme leve e delicioso!! Se você também gosta de sopa não deixe de experimentar essa maravilha!





CREME DE ASPARGOS

Ingredientes

200g de músculo
1 litro de leite
2 colheres de sopa de Maizena
4 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 vidro de aspargos
1 tomate
1 cebola média
sal e pimenta a gosto

 
Modo de preparo

Primeiro, retire a pele do tomate. Você sabe como fazer isso? Com uma faca, faça uma + (cruz) na ponta do tomate. Mergulhe o tomate por alguns minutos na água fervente e retire a pele com a ponta da faca. Ela se solta facilmente. Pique o tomate e a cebola em pedacinhos pequenos.


 




Na panela de pressão coloque um pouco de óleo e deixe esquentar. Junte o tomate e a cebola para refogar até que o tomate desmanche e a cebola fique transparente.


Coloque o músculo e dê uma fritadinha. Coloque 1 litro de água fervente, um pouco de sal e deixe na pressão por 40 minutos. No final, tem que ficar 1/2 (meio) litro de caldo. Coe e reserve.







Escorra a água do aspargos e reserve. Pique os aspargos e reserve também.







Separe as gemas e misture bem. Reserve.







Dissolva a Maizena na água do aspargos. Numa outra panela coloque o leite, o caldo de carne e a Maizena dissolvida. Leve essa mistura ao fogo, mexendo sempre.




Quando começar a engrossar retire a panela do fogo e vá derramando as gemas, em fio e mexendo ao mesmo tempo, para que elas não cozinhem.


 

Coloque uma colher de manteiga e leve ao fogo novamente para acabar de engrossar. Verifique o sal e coloque os aspargos picados.





Sirva bem quente com torradinhas.






Bom final de semana para todos!




Um comentário:

  1. HelÔ tá muito orgulhosa de sua receita neste blog maravilhoso!
    Clau, não é brincadeira, que capricho!
    O melhor é que tudo dá certo!
    Parabéms!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir