segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Risoto de Camembert com Presunto Cru

Vocês já se deram conta de como esse ano passou voando?!! Já vamos para o primeiro final de semana de dezembro e isso significa que o ano acabou! São tantas confraternizações que o mês inteiro se transforma numa festa, não é mesmo?

Antes da temporada de festas que se iniciam na sexta, fui curtir o último final de semana na praia do Saco. Vocês podem imaginar o que significa ser uma "blogueira cozinheira"? rsss! Ahh, significa que todo mundo quer comer coisinhas gostosas o fim de semana inteiro e a Cacauzinha aqui tem que quebrar a cabeça para inventar mil comidinhas diferentes. Sorte que a despensa é sortidíssima e dá para improvisar muita coisa gostosa!


Entre o manguezal, às 18h, me deparei com essa imagem... tive que fotografar!

Todo mundo foi chegando e a pergunta que não queria calar: "Tia Cau, o que teremos para o jantar?"
A titia aqui correu para fazer aquele pratinho prático e delicioso, que todo mundo adora: um risoto. O escolhido para nosso jantar foi de Camembert com presunto cru.

RISOTO DE CAMEMBERT COM PRESUNTO CRU

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 cebola bem picadinha
Azeite suficiente para cobrir o fundo da panela
1 copo de vinho branco
1 litro e 1/2 de caldo de carne (usei o Vitale)
150g de queijo camembert (usei uma caixinha apenas)
150g de presunto cru bem fininho
Queijo parmesão ralado na hora à gosto (usei 4 colheres de sopa)

Modo de preparo

A base de preparo do risoto é sempre a mesma. Numa panela esquente o azeite e refogue a cebola e o arroz.


Coloque o vinho e deixe evaporar um pouco.


Vá colocando o caldo fervente, aos poucos (de 2 em 2 conchas), até que o arroz esteja "al dente". Então coloque o queijo Camembert picado e o queijo parmesão, mais duas conchas de caldo e mexa um pouco para que os queijos comecem a derreter.




Quando o queijo já estiver derretido, coloque as fatias de presunto picadas e misture para incorporar.



Mexa mais um pouco e quando começar a secar , desligue o fogo e coloque uma colher de sopa de manteiga para finalizar.

A luz fluorescente da cozinha deixou o risoto muito "branquelo" né?....rss

Comemos o risoto acompanhado de um vinho branco grego, que não recomendo a ninguém!!
Vocês devem tá se perguntando o porquê de um vinho grego, né gente? Deixa eu explicar! A minha comadre faz parte da Sociedade da Mesa e recebe mensalmente 4 garrafas de vinhos de várias partes do mundo e excelente qualidade. Para quem gosta de vinhos vale a pena dar uma olhada e se associar ao programa.



Gente, quero agradecer a companhia de vocês que passam aqui todos os dias; agradecer pelas visitinhas identificadas e anônimas, que lêem a nossa Cozinha da Cacau. Sem leitoras não há blogs não é? Então um beijo enorme em cada um de vocês que me visitam. Uma ótima semana a todos! Essa semana o blog estará cheio de comidinhas gostosas. Espero você amanhã!


Ahh gente, já ia esquecendo!! O certo é "arbório" ou "arbóreo"? Enquanto escrevia esse post comecei a me questionar! Para resolver minha dúvida fui na despensa pegar a caixa do arroz, e olha só o que tem lá!


Mas na lateral da caixa tem assim!



Muito esclarecedor! rss...acho que em italiano é arborio e em português é arbóreo. Será?


4 comentários:

  1. Natália Vasco Rosner28 de novembro de 2011 11:55

    Sim, tia, ARBORIO é em italiano! :)
    Pena que sua afilhada aqui é chata pra comer, infelizmente não provei esse risoto que tava com cara de gostoso, mesmo! :D
    E toda comidinha do fds tava mesmo delícia! A Cozinha da Cacau é show!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Tatii...Ta bom de vc melhorar esse paladar viu?!! rsss..Vamos brincar de expandir o paladar né?! Qualquer dia vou fazer o pavê de brigadeiro com paçoca pra vc!! bjoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cacau, há quanto tempo, não é mesmo?
    Delícia de risoto! Esse blog está ficando cada vez mais gostoso...
    Vou preparar e adotar nas minhas aulas, você deixa?

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo Bruno!! Claro meu querido, fique a vontade!! Vcs vão vir mesmo passar final de ano aqui? Janine me falou que vcs vão vir! Vamos marcar uns jantares!

    ResponderExcluir