segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sopa de Cebola

Muita gente não gosta de cebola, mas sem ela para temperar, a comida não teria o mesmo gosto, não é mesmo? Cebola vai bem com tudo!! E uma sopinha de cebola gratinada, vocês já experimentaram?

Tem coisas que a gente come e nunca mais esquece, não é mesmo?  O sabor fica em nossa lembrança para sempre! Comigo às vezes, acontece isso. Há uns 20 anos mais ou menos eu tomei uma sopa de cebola num reataurantezinho em Recife, que ficava na pracinha de Casa Forte e se chamava Água de Beber. Gente, eu não esqueço a tal sopa!! Ela vinha gratinada, com uns pedacinhos de pão e bastante queijo... era maravilhosa! Nunca mais eu tomei essa sopa em lugar nenhum, porque achava que nunca iria encontrar uma igual.




Semana passada, conversando com meu "lovinho" lembramos dessa sopa e fui "cascavilhar" a net atrás de uma receitinha de sopa de cebola. Achei milhões de receitas, mas uma me chamou a atenção pela foto (me lembrou muito a do Água de Beber). A receita é da Chef Brigitte Anckaert, do restaurante Chez Brigitte, em Recife. Resolvi prepará-la para nosso jantar! E não é que a danadinha ficou nota 10!!


SOPA DE CEBOLA GRATINADA

Ingredientes

300g de cebola
70g de queijo ementhal ou gruyère
50g de manteiga (coloquei 1 colher de sopa bem cheia)
Fatias de pão baguete dormido
3 bagas de zimbro (eu não coloquei)
1 litro de caldo de carne (usei 2 tabletinhos do Vitalle)
250ml de vinho branco
sal e pimenta--do-reino à gosto

Modo de preparo

Corte a cebola em cubos grandes.



Numa panela junte a manteiga e a cebola e doure.




Adicione o caldo de carne e o zimbro (eu não coloquei porque não achei pra vender aqui na cidade). Deixe no fogo médio por 25 minutos.




Após esse tempo, retire as bagas de zimbro e acrescente o vinho branco, bem como o sal e a pimenta (lembre que se você usar caldo de caixinha ele já tem sal, então prove antes de colocar mais).



 


Leve ao fogo por mais alguns minutos.




Em seguida pré-aqueça o forno a 250 graus e numa terrina, disponha o caldo.




Em cima as fatias de pão e bastante queijo.






Deixe gratinar por 5 minutos. Retire do forno quando o queijo derreter. Sirva fervendo.




Passei o massarico e subiu um delicioso cheiro de cantina!






Esperando que minha sopinha desse uma esfriada, resolvi brincar com a iliminação. Peguei uma lanterna e as fotos saíram assim!










Outras sopinhas você vai achar aqui, aqui, aqui e aqui. E umas dicas ótimas de como prepará-la no capricho, você encontra aqui.


Até a próxima!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário