quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dicas básicas para fazer uma sopa gostosa

Quem não gosta de uma sopinha cremosa para o jantar?? Por isso vou dar umas dicas básicas para você preparar uma boa sopa!


1) Use sempre os ingredientes que você mais gostar. Com os legumes que você tem em casa dá para fazer uma sopa deliciosa.

2) Se você tiver paciência (meu povo, paciência = saco), prepare um caldo caseiro. Euzinha, como não tenho, recorro SEMPRE ao bom e velho caldinho de supermercado, sem nenhuma culpa! Porémmmm, compro sempre o caldo sem gordura e dou preferência ao Vitalle. 

3) Use uma panela de pressão, porque economiza gás, mas se você não tiver uma, use uma panelinha simples mesmo, sem nenhum problema.

4) Separe os legumes que você vai usar, descasque, lave bem e corte em pedaços grandes. 

5) Antes de cozinhar os legumes dê uma fritadinha neles. Coloque um fio de azeite e uma cebola inteira em rodelas, para refogar junto com os legumes. Esfarele dois caldos e frite por uns 5 minutos mexendo pra que tudo fique dourado.

6) Se quiser colocar um pedacinho de carne ou de frango, também frite junto com os legumes.

7) Agora coloque água fervente o suficiente para cobrir os legumes e a carne. Se você usar a panela de pressão deixe uns 15 a 20 minutos (contados depois que pegar a pressão). O tempo vai depender dos legumes que você usar, lembre-se que a beterraba demora muito mais que a batata para cozinhar. Eu particularmente, prefiro uma panelinha dessas simples pra fazer a sopa porque vou espetando o garfo e vejo quando os legumes estão cozidos.

8) Se você estiver usando a panela de pressão tenha muito cuidado quando for abri-la. Não abra de jeito nenhum se ainda tiver pressão. Você pode fazer o seguinte: desligue o fogo e espere ela parar de chiar por completo (isso leva um tempo), ou então, pegue a panela e coloque embaixo da água corrente por alguns minutos que a pressão acaba rapidinho.

9) Quando os legumes estiverem molinhos, retire eles com uma espumadeira e coloque no liquidificador. Se tiver carne não coloque para bater. Vá colocando o caldo do cozimento aos poucos, com uma concha, e bata até que fique na consistência desejada. Não bata todo o caldo de uma vez porque sua sopinha pode ficar aguada.

10) Se sobrar caldo, não se preocupe. Congele e use para uma próxima receita.

11) Minha dica particular é você colocar uma colher de sopa de leite em pó quando estiver batendo. O leite dá um sabor muito especial a sopa.

12) Coe todo o conteúdo do liquidificador numa peneira e volte com tudo para a panela.

13) Acerte o sal, e coloque mais alguns temperinhos que ache necessário (pimenta-do-reino, queijo gorgonzola, requeijão, creme de leite)

DICA:

- Se você se distraiu, colocou mais caldo do que devia, e deixou a sopa rala, o que fazer?? Eu avisei né, para colocar o caldo aos poucos!! Mas para tudo tem um jeito, então faça o seguinte: deixe a sopinha no fogo baixo e mexa sempre para não grudar no fundo, até que ela apure e engrosse. Mas se você tiver com fome ou com pressa, pegue meio copo de leite e dissolva duas colheres de sopa de maizena, e vá colocando aos poucos na sopa e mexendo sem parar até atingir o ponto desejado.

- O liquidificador deixa a sopa bem cremosa, mas o que fazer se você não tiver um?? Você pode usar um mixer (é uma mão na roda esse eletro né gente??!), um espremedor de batatas, uma peneira ou até mesmo machucar os legumes com um garfo.

- E se você não gostar de sopa batida?? Simples!! Corte os legumes em pedacinhos pequenos e coloque para cozinhar primeiro os mais durinhos, como a cenoura, depois o chuchu e por último a batatinha, que cozinha rapidinho. O importante é você prestar atenção no tempo de cozimento de cada legume para que não fique "empapado".

- E se você quiser colocar arroz ou macarrão na sua sopinha, pode?? Claaaro que sim, meu bem!! Mas observe o tempo de cozimento. Sugiro que você coloque por último, alguns minutos depois da batatinha.

- E se a sua sopa não ficar com gosto de nada?? Se você seguir todas as dicas direitinho é impossível ela ficar ruim. Mas vamos supor que você não leva mesmo jeito para o fogão, e a sopa saiu ruinzinha, você pode "ajeitá-la" com uns temperos. Adicione sal novamente e prove. Se gostar de pimenta-do-reino ou calabresa, coloque também. Noz-moscada raladinha fica uma delícia, mas ela só entra por último, depois que tiver tudo batido no liquidificador.

- Se mesmo assim, com todas essas dicas, sua sopa não saiu lá uma "brastemp" , não fique triste...vá tentando até você pegar o jeito.


Beijoss e até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário