segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Salada Mediterrânea

Adoro programa de culinária! Aliás... adoramos!! Meu marido mal sabe fritar um ovo, mas gosta de tudo relacionado a comida e quando não está assistindo programas de esporte está no de culinária. Hoje ele acordou querendo almoçar uma salada mediterrânea, que viu num programa do GNT.

O que fez a Cacauzinha aqui?? Fui procurar na net os ingredientes dessa salada e  descobrir como ela é preparada. Ahhh, foi fácil entender o porquê do desejo dele em experimentá-la. Um dos ingredientes é a azeitona preta, e ele adooora essa azeitona. Tá explicado!!

Na net existem milhares de receitas, inclusive umas que levam macarrão penne. Mas como sou fã do Jamie Oliver fui direto na dele, porque os ingredientes são simples e me parece muito saborosa.


A salada mediterrânea do Jamie Oliver


SALADA MEDITERRÂNEA

Ingredientes

Um punhado pequeno de azeitonas pretas
1/2 cebola roxa
1 pimenta vermelha (eu não coloquei)
3 tomates maduros e firmes
1 alface romana ou little gem (como na nossa terrinha não se acha essas alfaces, fui de mimosa mesmo)
Um punhado de manjericão fresco (os pés da minha horta estão lindos)
Azeite extra virgem
Vinagre balsâmico
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo

Pegue uma tábua de picar verduras e uma faca bem afiada. Precione as azeitonas com a palma da mão até remover os caroços, depois descate-os. Descasque e pique a cebola em pedaços médios. Se você resolver colocar a pimenta, abra ela ao meio, raspe fora as sementes e pique-as finamente. Pique as azeitonas e os tomates. Coloque tudo no centro da tábua e continue a picar, misturando todos os ingredientes. adicione as folhas de alface e manjericão e pique-as também. Ao final haverá um monte de salada no meio da tábua. Faça um buraco no meio e coloque ali umas 5 colheres de azeite e umas 2 de vinagre balsâmico, uma boa pitada de sal e a pimenta-do-reino também. Misture tudo muito bem. Se a sua tábua for bonita, sirva nela mesmo, senão arrume numa saladeira.




Servi a salada mediterrânea com um delicioso salmão grelhado.
Quem disse que comida de dieta é ruim??




Já que o almoço hoje será bem light, aproveitei umas berinjelas que ganhei da hortinha da minha comadre e fiz um prato bem saboroso com elas.

Cortei as berinjelas no sentido do comprimento, em fatias de 1cm aproximadamente. Pincelei azeite na bistequeira (sabe o que é né gente? aquela panela quadrada, normalmente baixa e chia de ondinhas) e levei ao fogo. Dei uma grelhada e arrumei num refratário. Tirei a pele e a semente de um tomate, piquei e coloquei por cima das berinjelas. Para finalizar ralei um pedaço de ricota e polvilhei bastante orégano. Reguei tudo com um fio de azeite e levei ao forno. Ficou uma delícia!





Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário