terça-feira, 25 de outubro de 2011

Salada de bacalhau com grão de bico, tomates e pimentão assado

Outro dia comprei um bacalhau e aproveitei a parte mais fina do lombo para fazer uma saladinha de grão de bico, com delicioso sabor português. Cortei essa parte mais fininha, dei uma fervida e desfiei.

Vocês conhecem o grão de bico né??  Olha só o que o Wikipédia diz sobre ele!

"O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol."

Aqui em casa todo mundo adora e as vezes preparo ele de modo que substituo o feijão nosso de cada dia. Fica uma delícia!

Vamos a nossa salada!

SALADA DE GRÃO DE BICO, TOMATE E PIMETÃO ASSADO

Ingredientes
350g de grão de bico cozido
1 posta grande de bacalhau (eu usei só a parte mais fina)
1 tomate grande maduro
1 pimento verde
1 raminho de salsa
2 dentes de alho
sal e pimenta a gosto
azeite o quanto baste
vinagre o quanto baste

Modo de preparo
Cozinhe o bacalhau em água quente por 5 minutos. Retire do fogo, retire a pele e as espinhas, se houver, e desfie. Reserve.
Grelhe o pimentão no forno ou diretamente sobre o fogo até queimar a pele e retirá-la.
Corte o tomate em cubinhos e pique a salsa e os dentes e alho finamente.
Numa saladeira junte o grão de bico cozido, o bacalhau desfiado, o tomate e o pimento em cubos, a salsa e o alho picados. Tempere, se necessário, com umas pedrinhas de sal, um pouco de pimenta e regue generosamente com azeite e um pouco de vinagre. Envolva bem todos os ingredientes e deixe a ganhar sabor pelo menos uma hora antes de servir.

Salada nutritiva e saborosa!



O SORTEIO da Cacau, participe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário