sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Frango na cerveja

Acho que esse foi um dos primeiros pratos que aprendi a cozinhar. Eu tinha 15 anos quando comecei a namorar meu marido, e sempre que ia almoçar na casa da minha sogra, a cozinheira preparava esse prato porque era um dos preferidos dele.



 
Não dizem que a melhor maneira de "fisgar" um homem é pela bariga?? Pois é, então tratei logo de aprender o tal  franguinho, e 32 anos depois o coitado ainda faz parte do cardápio aqui de casa. Quer aprender a prepará-lo?? Vai anotando aí porque é bem fácil. Na receita original, o frango é enrolado no bacon, mas no dia-a-dia eu poupo esse ingrediente para diminuir as calorias. Como eu adoro minhas aprendizes de cozinheira e quero que aprendam tudo bem direitinho, eu fiz um pedacinho com bacon para vocês verem como faz.

Você vai precisar de pedaços de frango (coxas e/ou sobrecoxas), Fondor, 1 pacotinho de sopa de cebola, maionese, batatinhas, bacon (se resolver usar) e uma cerveja preta. Gente, uma vez eu inventei de economizar e comprei uma tal de cerveja Xingu porque estava mais barata. Vocês não imaginam o tanto que ficou ruim o meu frango. E olha que eu faço esse prato há muiiiito tempo. Voltei para minha velha e boa Malzebier, da Brahma, porque tem coisas que não dá pra economizar!!

Vamos a receita!!

FRANGO NA CERVEJA

Pegue os pedaços de frango que você vai usar, tire a pele, lave com limão e vinagre, depois tempere com Fondor. Gente, eu uso o Fondor porque eu gosto e acho prático, mas você pode temperá-lo ao seu gosto, com sal, alho e o que mais gostar.


Numa vasilha, misture o creme de cebola com um pouco de maionese, até ficar cremoso.




 
Pegue cada pedaço do frango e mele bem a parte que vai ficar virada para baixo e vá arrumando num refratário.

 

 
Arrume todo o frango num refratário e cubra com o restante do creme.

 

 
Se você for usar o bacon faça assim: mele o frango com o creme nos dois lados e enrole uma fatia de bacon em cada pedaço. Arrume no refratário.

 

 
Descasque algumas batatas e corte-as em rodelas com 1 cm de largura e arrume por cima do frango.

 



 
Agora, abra uma garrafinha de cerveja preta e derrame por cima até cobrir o frango.

 



 
Cubra com papel laminado e leve ao forno a 200 graus.

 

 
Depois de 1hora retire o papel laminado, baixe o fogo e deixe dourar, mas cuidado para não ressecar.

 

 
Quando estiver douradinho retire do forno e sirva!

 



 
Gente, vamos combinar uma coisa!! O bacon é ultra-mega-calórico massssssssss que ele dá uma sabor delicioso na comida....isso dá!!!

O almocinho aqui hoje foi assim, saboroso e colorido! Arroz, feijão, saladinha e o franguito "bêbado"!

 


Gostaram?? Beijos e até a próxima!


Um comentário: