sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Risoto de Aspargos

Feriado no meio da semana é bom para descansar, recarregar as energias e curtir a família não é?! Meus sobrinhos estavam longe, uns em Recife, outros na lagoa. Ainda pensei em ir vê-los, mas pegar aquele trânsito infernal acaba com o ânimo de qualquer um. Preferi ficar em casa e preparar um almocinho bem gostoso para minha "criança" de 23 aninhos :))

Queria preparar uma coisa gostosa, mas que não fosse trabalhosa. Tirei uns camarões e achei na geladeira uns aspargos, que já estavam com seus dias de vida contados. Resolvi fazer um risoto de aspargo e dar um "up" com os camarões, assim ficaria um prato único e gostoso.


Como éramos 3 para o almoço, separei 45 camarões VF, temperei com sal, alho e limão. Deixei tomando gosto por 30 minutos e enquanto isso, preparei um azeite de manjericão. Num pilão coloquei azeite, manjericão e um pouquinho de sal grosso. Macerei até ficar uma pastinha.


Despejei esse azeite num depósito e coloquei água numa cuscuzeira, deixei ferver e fui cozinhando os camarões aos poucos, no vapor. Gente, o camarão quando é cozido desse modo, fica muito tenro. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale muito a pena!




Quando eles estavam cozidos, fui retirando e colocando no azeite de manjericão e envolvendo eles nesse azeite.




Coloquei os camarões numa frigideira e dei uma refogada. Reservei.



RISOTO DE ASPARGOS

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 cebola bem picadinha
azeite
1 copo de vinho branco
1 e 1/2 l de caldo de legumes (uso sempre o Vitalle 0% de gordura)
1/2 kg de aspargos frescos
1 colher de sopa de manteiga
Queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo

Não sei se aqui em Maceió vende aspargos frescos em outro lugar, mas eu só compro no Palato porque são sempre novos e frescos, o quilo custa R$ 30,00 e as embalagens são de aproximadamente 1/2 kg.
Comecei cortando os aspargos. Separei as pontas e o restante cortei em rodelinhas. Reservei.

Coitado dos meus aspargos, nem estavam tão bonitos! Quita-feira passada havia
comprado eles bem verdinhos.


Cobri o fundo da panela com azeite e levei ao fogo com a cebola, até que elas ficassem transparentes. Coloquei o arroz e dei uma fritadinha. Derramei o vinho e deixei evaporar.



Coloquei duas conchas de caldo fervente e fiquei mexendo. Quando começou a secar, repeti a operação.




Coloquei os aspargos e mais um pouco de caldo. Continuei mexendo. A medida que secava, eu colocava mais caldo e mexia para não grudar na panela.



Provei o arroz e vi que ele estava quase no ponto, então coloquei os camaões, mais um pouco de caldo e mexi até secar um pouco. 



O risoto não deve ficar ressecado. Então quando ainda tinha um pouquinho de caldo, coloquei a manteiga e o parmesão e mexi bem para finalizar.




Desliguei o fogo e servi imediatamente.

Minha "criancinha" adorou!!


Outro dia, fiz esse risoto na casa da minha cunhada, em Marechal. Preparei sem os camarões, e servi à parte um crisp de parma. Ficou muito bom!

 


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário