segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sopa de Lentilhas

Hoje quis fazer uma sopinha para o jantar e fui dar uma olhadinha na galadeira. Abri a gaveta, e coitadinha... estava tãooo pobrinha!! Lembrei que na última feira havia comprado um pacotinho de lentilhas, daquelas seca mesmo! Pronto! Estava resolvida a sopinha para o jantar.


 
Logo de manhã, antes de começar a resolver o almoço, lavei as lentilhas e coloquei numa vasilha com água para ficar um pouquinho de molho. Acabei esquecendo e deixei as bichinhas quase duas horas na água.




Escorri, lavei em água corrente e deixei escorrendo na peneira o excesso da água.




Peguei uma cebola inteira e cortei em rodelinhas, espremi 3 dentes de alho. Achei na geladeira bacon em fatias, separei umas 4 e piquei em pedaços pequenos. Coloquei um fio de azeite na panela de pressão, fritei o bacon, a cebola e o alho. Coloquei as lentilhas e deixei refogando um pouco. Esfarelei 3 tabletinhos de caldo de legumes Vitalle e mexi para que tudo tomasse sabor.




Coloquei 1 e 1/2 litro de água fervente e fechei a panela. Quando pegou pressão, deixei cozinhando por 20 minutos.




Coloquei na água corrente para que a panela perdesse a pressão mais rapidamente. Abri a panela e coei para separar as lentilhas do caldo. Coloquei as lentilhas no liquidificador com umas 3 conchas do caldo e bati bastante. Olhei a consistência e fui colocando mais caldo, aos poucos, até atingir a consistência de creme.




Passei na peneira e levei ao fogo novamente. Experimentei o sal e coloquei mais um pouquinho, coloquei também um pouco de pimenta-do-reino. Deixei ferver e desliguei o fogo.




Como a quantidade foi muito aqui para casa, separei um pouco e congelei a outra parte. Na hora de servir, dei uma fervidinha, coloquei um pouco de creme de leite freco (mas pode ser o de caixinha também) e mexi bem para incorporar. Coloquei nas "cumbuquinhas" e polvilhei queijo parmesão. Ficou muito gostosa!

 
A foto não ficou legal porque tirei com luz fluorescente :(

 
Gente, esse é o jeito que faço a sopa! Não sei se está "certo" ou "errado", mas posso garantir que é muiiiito gostosa! Você pode ter outro jeito de fazer, que também dá certo. O que importa é você tentar e não ter medo de cozinhar!
DICA: Se quando você for bater a sopa no liquidificador, sobrar caldo, lembre de congelar para usar numa próxima receita.


 

Um comentário: