sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tilápia Crocante

Tem gente que não gosta de determinada comida não é?? Só de olhar rejeita, sem nem provar!! Acho que sou das poucas pessoas que comem de tudo ou pelo menos, não me nego a experimentar, mas confesso que peixe não era o meu prato favorito e às vezes passava semanas sem come-lo. Sempre que tinha peixe no almoço eu dava um jeito de comer outra coisa, nem que fosse um ovinho com feijão e arroz.

Mas aí a necessidade me fez mudar o paladar! Meu médico me recomendou comer bastante peixe e hoje em dia ele virou o meu queridinho! O jeito então é sair procurando e inventando receitas para variar o cardápio, porque aquele peixinho básico de todo dia acaba enjoando!




Achei um pacotinho de tilápias da Netuno no freezer e vou usá-las na receita de hoje. Gente, eu não sou muito chegada a peixe de água doce, mas essas tilapiazinhas são bem gostosinhas né?! Ainda mais se você tempera elas com capricho! São muito práticas, vem bem limpas, sem pele nem espinhas!

TILÁPIA CROCANTE

Ingredientes

4 filés de tilápia temperadas com sal, limão e um pouco de pimenta-do-reino
Azeite para fritar

Para a Crosta

1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de pão ralado
1/2 xícara de gergelim
1 clara

Modo de preparo

Tempere o peixe com sal, limão e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por meia hora. Enquanto isso prepare a crosta. Num prato coloque o gergelim, o queijo, o pão ralado e misture tudo. Para ralar o pão ele precisa estar velho e duro, como eu so tinha um pão molinho, coloquei ele no microondas por 40 segundos e ele ficou durinho, perfeito pra ralar. Mas eu acho que você pode substituir esse pão ralado por farinha de rosca sem nenhum problema. Ahh, eu usei um queijo parmesão ralado grosso, que eu já tinha na geladeira, mas é melhor você usar aquela ralado bem fininho.




Coloque um fio de azeite numa frigideira e deixe esquentar. Enquanto isso, seque bem o peixe com papel toalha, passe na clara, depois na farofa e "deite" cuidadosamente na frigideira.




Com uma espátula vire cuidadosamente o peixe para que doure por igual.




Como estou na "onda" light que tomou conta da minha casa essa semana, preparei uns lugumes cozidos no vapor para acompanhar o meu peixinho. Quiabo, vagem, cenoura e batata baroa (mandioquinha) cozidas e refogadas rapidamente num fio de azeite com uma saladinha de agrião. Prato pronto, reguei com um fio de azeite.Tudo leve e saudável!




Se você também está na "onda" light prepare esse pratinho. Você vai gostar!




Você já está participando do SORTEIO da Cozinha da Cacau? Ainda dá tempo!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário