quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bolo Tres Leches

Gente, ultimamente eu ando tão apaixonada em preparar bolo. Acho que é porque agora eu peguei o jeito da coisa. Antigamente meus bolos eram uma desgraça, solavam, crescia apenas um lado, saíam mal cozidos. Por isso passei anos sem fazer um bolinho e quando precisava de um, corria para encomendar. Também não me arrisco a fazer um bolo ou uma torta mais elaborada, até porque minha cozinha tem que ser rápida e prática, mas aos pouquinhos vou saindo do liquidificador e enfrento a batedeira.

Semana passada minha tia Vera trouxe aqui pra casa um bolo Tres Leches, que ela comeu em Santiago e nunca mais esqueceu. O bolo estava uma delícia e fiquei querendo fazer um para passar a receita para minhas "bloguetes" rsss.

Esse bolo tem origem latino-americana e nada mais é do que um pão-de-ló bem fofinho, encharcado com três tipos de leite e coberto com merengue ou chantilly. Algumas receitas colocam rum na mistura dos leites, mas como eu não sou muito chegada a bebida alcóolica, preferi não colocar no meu bolo.


BOLO TRES LECHES

Ingredientes

4 ovos na temperatura ambiente (separe as gemas das claras)
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de extrato de baunilha (eu coloquei baunilha em pasta, mas você pode fazer seu pão-de-ló sem a baunilha)

1/2 xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata leite evaporado (pode ser substituído pelo leite de gado)

Modo de preparo

Com a batedeira na velocidade máxima, bata as claras até ficarem em ponto de neve. Coloque as gemas e o açúcar e bata mais uns minutos. Por último coloque a baunilha.




Peneire a farinha e o fermento e com uma colher de pau vá incorporando suavemente na massa.  Transfira tudo para uma forma untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 20 minutos ou até que o palito saia limpo.




Enquanto o bolo assa, vá preparando a calda. Leve uma panela ao fogo com 1/2 xícara de açúcar e deixe virar um caramelo, mas tenha cuidado para não queimar.








Agora coloque 1 lata de leite condensado, 1 de creme de leite e 1 de leite de gado e leve ao fogo novamente até que o caramelo se dissolva nos leites.




Não sei se vocês já tiveram oportunidade de ver o leite evaporado, mas ele é mais grossinho que o leite normal e também é mais amarelinho. Esse caramelo vai dar a textura e a cor do leite evaporado a calda.




Retire o bolo do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Com um palitinho faça bastante furinhos no bolo para a calda penetrar.


 
Com o bolo ainda morno, vá colocando a calda aos poucos para que ela seja absorvida.



Bata duas claras em neve, acrescente 4 colheres de sobremesa de açúcar e quando estiver em ponto de suspiro coloque 1/2 xícara de mel Karo fervendo.  Bata até esfriar e coloque o merengue num saco de confeitar. Cubra o bolo com pitanguinhas ou decore ao seu gosto.




Agora passe o massarico para dar uma tostada no merengue. Se você não tiver o massarico, não tem problema, deixe o merengue natural mesmo.



Gente, vou confessar uma coisa. A decoração do meu bolinho ficou muiiito feinha!! O meu saco de confeitar era do tempo do "ronca" e tava todo ressecado. Na metade das pitanguinhas, o bichinho se esfarelou e "adeussss" decoração. Portanto, queridas bloguetes, dêem um descontinho aí na "belezura" do meu bolo ok?!!




Preparei esse bolo para levar no lanchinho do Pilates (a gente malha..malha..malha e come...come..come..rsss). Ontem foi uma farra depois da aula, o Sr. João levou um arroz que, segundo ele, "leva tudo que ele acha na despensa"... e estava uma délícia!



Enfeitei o bolo com morangos fatiados e ficou muito bom, sucesso total!



Esse post só ia entrar no Blog no sábado, mas resolvi antecipar porque hoje é quinta-feira e vocês podem prepará-lo para o final de semana. Ahhh quem resolver fazer o bolo, me conta como ficou ok??!! 

O bolo fica molhadinho com a calda e seu doce contrasta muito
bem com o morango.

O bolo da minha tia tem a receita um pouquinho diferente da minha. Ele leva 5 ovos, não leva fermento nem baunilha. E é mais prático porque você já bate os ovos com o açúcar, sem precisar separá-los. É delicioso também!

Na próxima aula vou encostar Seu João na parede e ele vai ter que me explicar direitinho como faz esse arroz, porque eu preciso ensinar vocês a prepará-lo. O "bichinho" é bom demais e o melhor, pode ser um prato único para o almoço. Prático,do jeitinho que eu gosto ;))

Nenhum comentário:

Postar um comentário