quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como escolher peixes?

Comer pescado é gostoso e saboroso, e o seu consumo regular traz benefícios à saúde. De modo geral, todos os peixes são boas fontes de aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras.

Nosso país tem uma faixa litorânea imensa, mas nem todo mundo tem o previlégio e a facilidade de encontrar peixes frescos à disposição. A maioria das pessoas acabam comprando peixes em supermercados e o que fazer para reconhecer se aqueles peixinhos que estão ali, expostos no gelo, são frescos?

Gente, a primeira coisa que você deve observar com atenção é a limpeza do local e a higiene dos atendentes onde o pescado está sendo comercializado, principalmente a forma de conservação. O pescado fresco posibilita ao consumidor verificar a qualidade do alimento pelo odor, textura e coloração.

Dicas:

- Veja se o peixe está brilhante e se as escamas estão presas ao corpo. A pele deve estar bem aderida, úmida e sem a presença de manchas.

- Os olhos tem que estar translúcidos, brilhantes e salientes (não devem estar opacos).

- As guelras devem ter a cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes, sem viscosidade e sem manchas. Se estiverem acinzentadas, indicam que o peixe já foi re-congelado várias vezes.

- Com a ponta do indicador aperte a carne do peixe. Ela deve voltar. Se ficar uma baixa no lugar onde você apertou, significa que o peixe esta velho

- Devem estar conservados em gelo picado eu balcão frigorífico inferior a 4 graus, segundo a ANVISA.

- Devem ter odor característico e não repugnate.

- Deve estar livre de contaminantes como areia, pedaços de metais, plásticos, combistíveis, sabão e insetos. 

- Compre peixes num lugar que você confia. Faça amizade com seu fornecedor, porque além dele lhe dar dicas de como preparar o peixe, vai sempre vender coisas frescas e de boa qualidade.


Quem não tem oportunidade de comprar um peixe fresquinho, pode comprar o congelado sem nenhum problema, pois o congelamento é um eficiente meio de manter a qualidade do pescado, porém a data de validade deve ser sempre observada.
Sempre adquira seu pescado (seja ele fresco, refrigerado ou congelado) ao final das compras. Isso facilitará a manutenção da qualidade do alimento.
Vou aproveitar um pouco e falar do PEIXE SECO.
Cuidados que devemos ter na compra do peixe seco:
- Deve estar armazenado em local limpo, protegido da poeira e insetos.
- Ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.
As espécies Gadus morhua (cod) e Gadus macrocephalus podem ser comercializadas como bacalhau, enquanto os pescados Saithe, Ling e Zarbo devem ser comercializados como peixe salgado seco.
Na região Norte do país, há um grande consumo de pirarucu seco salgado, que é conhecido como o "bacalhau brasileiro".
Agora que você já está expert em pescados é só procurar uma receitinha bem gostosa na Cozinha da Cacau e começr a prepará-lo!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário