sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Salmão em Crosta de Gergelim com Molho Teriaki

O risoto normalmente é servido como prato único, mas aqui em casa sempre gosto de servi-lo com mais alguma coisa. Seja um filé, camarão, frango ou até mesmo um peixinho.

Para acompanhar meu risoto de brie com damascos preparei pedacinhos de salmão em crosta de gergelim com molho teriaki. Apesar desse nome enorme, o pratinho é bem simples de preparar.



Peguei dois pedaços de salmão e cortei em pedaços menores (com dois dedos de largura). Temperei com sal limão e alho. Deixei tomando gosto por 30 minutos.


Num pratinho coloquei um pouco de gergelim (preto e branco) e no outro uma clara de ovo. Sequei os pedaços de salmão com papel toalha, passei apenas a parte de cima na clara e depois prensei o gergelim.



 
Coloquei um fio de azeite na frigideira e arrumei o salmão com o gergelim virado para baixo. Deixei que tostasse um pouco e virei cuidadosamente para grelhar a pele do salmão. Repeti a operação até que todos os pedacinhos estivessem com a crosta.






Preparei um molhinho teriaki assim: numa panelinha coloquei 1 xícara de aceto balsâmico e 1/2 xícara de açúcar. Levei ao fogo baixo até engrossar. Retirei do fogo e acrescentei uma colher de sopa de mel. Misturei  bem e coloquei na molheira.



Servi o salmão com molho teriaki acompanhando meu risoto de brie com damascos. Muito bom, recomendo!




O salmão é um peixe delicado. Não deixe ficar muito grelhado senão ele resseca!




Adoro salmão e você?


Gente, a Cozinha da Cacau vai tirar uma semaninha de férias, mas prometo que não vou deixar vocês na mão e sempre que der vou colocar umas dicas bacaninhas para vocês acompanharem. Dia 12 estarei de volta!


ATÉ BREVE!

Um comentário:

  1. Campeão esse salmão! Realmente bem simples de fazer e ficou uma delícia.

    ResponderExcluir