quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Escondidinho de Carneiro

Semana passada dei uma passadinha na Mix das Carnes, aqui em Maceió (na rua Engenheiro Mário de Gusmão, Ponta Verde) e comprei uma carne moída de carneiro. Essa lojinha vende cortes de carnes especiais.

 
 
Procurando o que fazer com minha carninha, decidi por um escondidinho, que tanto adoro. Comecei separando um pedaço de abóbora e 2 batatinhas. Retirei a casca, piquei em pedaços menores e levei ao fogo com água e um pouco de sal.

Numa outra panela, coloquei um fio de azeite e um punhado de verdurinhas bem picadas (1 tomate, 1 cebola média, pedaços de pimentão verde, vermelho e amarelo, 5 dentes de alho, um pouco de coentro e cebolinha verde). Levei tudo ao fogo para fritar um pouco.




Coloquei a carne moída e mexi bem para que se misturasse as verduras.




Coloquei algumas colheres de extrato de tomate, esfarelei 3 caldos de carne Vitale, uma colherzinha de colorau. Mexi e deixei cozinhando.




Fui na despensa e achei um pouco de funghi que estava "dando sopa" por lá. Amornei dois dedinhos d'água e deixei eles hidratando por 2 minutos, depois coloquei tudo na panela, o funghi + a água.




Mexi e deixei em fogo baixo. Enquanto a carne cozinhava lembrei de Bruna, minha filha...

... Da época em que ela morava em BH, sozinha. Sempre que eu ia visitá-la levava um monte de comidinhas para ela. Saquinhos com porções individuais de camarões, para ela preparar risotos; medalhões de filé, bifes de carne e de frango bem fininhos, tudo caprichosamente embalados um a um. Algumas coisas eu levava já prontas em "quentinhas" individuais, outras para que ela preparasse lá. Levava também bolacha Mimosa e bolo de rolo bem fininho. Tudo que ela gostava eu levava um pouco. A caixa térmica ia e voltava cheia, porque eu também trazia muitas coisas de lá. Goiabada cascão, queijo minas e do serro, linguiça de puro pernil, doce de leite Viçosa. Tinha vontade de trazer o Mercado Central inteiro na bagagem. Sinto tanta saudade daquele tempo!


Quando a batata e a abóbora ficaram bem molinhas, bati no liquidificador com um pouquinho de leite, um copo de requeijão, uma colher de manteiga e mais uma pitadinha de sal. Reservei enquanto a carne acabava de cozinhar.




Como a carne moída solta muito suco, deixei em fogo baixo até que ela secasse bem.




Com a colhe de pau, abri o centro para verificar se a carne estava bem sequinha.




Como eu estava doidinha para estrear meu refratário novo, presente da minha tia Rosa, tratei de arrumar a carne nele.




Cobri com o purê, que ficou bem amarelinho por causa da abóbora. Polvilhei bastante queijo parmesão por cima.




Levei para gratinar. A carne com funghi ficou deliciosa!




Porque será que ficou gostoso? Será que é porque eu cozinho bem? Acho que não!! Acho que é porque eu preparo a comida sem pensar que vai dar errado, porque eu preparo com calma e penso em quais temperos podem agregar sabor ao prato, experimento para ver se precisa de algo mais e sobretudo, cozinho com carinho! Piegas né? Mas é a pura verdade!


Ahh gente, esse escondidinho você pode preparar também com carne moída de boi, uma boa linguiça, uma carne do sol e até mesmo com um frango desfiado. Pode colocar milho, azeitonas e tudo o que você gostar!




Beijinhos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário