quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bolinho de chuva com calda de chocolate

Sábado a noite chegou uma turminha jovem para comer fundue e tomar vinho com a gente. Como estava um ventinho frio resolvi fazer uma sobremesa com chocolate para agradar a todos e lembrei de uma receita de bolinhos de chuva. Logo ouvi um "fazzz tiiiiaaa" e não resisti a esse pedido.

Enquanto o fondue derretia no fogão a lenha, comecei a preparar os bolinhos.



BOLINHOS DE CHUVA COM CALDA DE BRIGADEIRO

Ingredientes
Ingredientes da massa
2 ovos em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de essência de baunilha/ 1 fava de baunilha
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo para fritar
Açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar

Ingredientes da calda
1 latas de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal.


Modo de preparo
Misture os ingredientes da calda e leve ao fogo baixo. Mexa até aquecer e desligue antes que o fundo da panela apareça.


Coloque num bowl e reserve.


Numa tigela, bata os ovos e o açúcar.


Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento, raspe a polpa e incorpore à mistura, desprezando a fava (eu usei uma colher de café de baunilha em pasta). Acrescente aos poucos o leite e a farinha, mexendo com uma colher.


 Coloque o sal e o fermento e misture vigorosamente até que tudo esteja incorporado.


 Modele os bolinhos com duas colheres e frite em óleo quente.


Escorra em papel-toalha.


Polvilhe com açúcar e canela em pó e sirva com a calda quente. 


Usei um pouco desse açúcar e canela que já vem com um moedor. Muito legal!



Nossa noite foi assim... os jovens e os não tão jovens, contando seus "causos" ao redor de uma boa mesa, brindando a amizade!



Até a próxima!



2 comentários:

  1. Meeeeeu Deus! Estou num dilema: não sei se me mato por não ter ido e não provado esses bolinhos que estão com uma cara ótima, ou se fico feliz pq não quebrei minha dieta (que certamente eu ia esquecer!), kkkkkkk
    Eu prefiro com mel, fica menos enjoado, mas devia estar mesmo delicioso!
    Tia, vou cobrar pra vc fazer pra mim da próxima vez, tá? :)
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Próximo findi lá na praia eu vou fazer de novo Tati, assim...umas 17h qd todos acordarem daquela dormidinha básica depois do almoço...rsss...com mel é uma delícia também mas com essa calda de brigadeiro ficou 10..bjos

    ResponderExcluir