sábado, 10 de setembro de 2011

Reciclando o frango que sobrou

Quando fiz a minha versão do “frango de padaria” sobrou mais da metade do bichinho. Como não gosto de desperdício, desfiei tudo e guardei no freezer. Hoje vou dar um destino ao “restô d’ontê” (vulgarmente conhecido como “resto de ontem”...rss).
Cortei bem picadinho um tomate, meio pimentão, meia cebola, um pouco de coentro e cebolinha. Espremi 3 dentes de alho, juntei um pouco de óleo e levei ao fogo por alguns minutos.

Coloquei um pouco de extrato de tomate e um dedinho d’água, juntei o frango desfiado e deixei refogar para tomar gosto e ficar bem molhadinho. Coloquei pimenta do reino e acertei o sal. Dei uma olhada na despensa e achei uma lata de milho. Abri e coloquei a metade (podia ser ervilhas também).  Achei também azeitonas sem caroço e coloquei 3 colheres. Misturei tudo e reservei.




Peguei umas batatinhas, descasquei, cortei em rodelinhas (para cozinhar mais rápido) e levei ao fogo para fazer um purê.
Gente, eu tenho espremedor de batatas, mas desde que a minha secretária fez um purê e espremeu as batatas numa peneira, eu definitivamente aposentei o meu utensílio. O purê que ela fez ficou macio e bem cremoso, uma delícia.

Então passei as batatinhas pela peneira, coloquei uma colher de sopa de margarina Delícia Supreme (essa margarina é deliciosa, parece uma manteiga, e merece um post  exclusivo sobre ela), um pouco de leite e acertei o sal. Coloquei também um resto de creme de leite fresco que estava na geladeira. Mexi vigorosamente até que tudo estivesse incorporado.
Comecei a montar o meu almoço de hoje!
Num refratário arrumei uma generosa camada de frango.


Cobri com o purê, ralei bastante queijo parmesão e espalhei por cima.

Levei ao forno para gratinar.


Na hora de servir passei o maçarico!!
Deu uma tostadinha no queijo e subiu um delicioso cheiro de cantina italiana.




Bom almoço para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário