sábado, 24 de setembro de 2011

Torta de Cebola

Umas das boas lembranças que tenho do Rio são as vezes em que me hospedava na casa da minha tia Helô. Ela é uma cozinheira de mão cheia e sempre que chegávamos dos passeios ao final da tarde, ela nos recebia com uns pratinhos deliciosos no jantar.

Outro dia ela me disse que está praparando um livro de receitas para sua netinha Maria Eduarda. Todas as receitas são preparadas por ela e fotografadas passo-a-passo. Acho até que ela deveria imprimir uma série limitada de livros e colocar à  venda.#querocompraromeu


Semana passada tia Helô me mandou umas receitas e hoje vou colocar a primeira. A receita, bem como todas as fotos são de sua autoria.


TORTA DE CEBOLA

Ingredientes
Para a massa
9 colheres de farinha de trigo 
110 g de manteiga ou margarina
1 gema
1 colher rasa de óleo
1 pitada de sal

Para o recheio

700 g de cebolas
2 ovos
1 clara
sal a gosto
4 colheres de creme de leite sem soro
50 g de manteiga

Modo de preparo

Vamos começar a torta pelo recheio.
Corte as cebolas em anéis. Leve ao fogo baixo com a manteiga. Quando começar a derreter e espumar, junte as cebolas, levante o fogo para 200 graus e mexa constantemente sempre revolvendo.

 



Quando começar a ficar transparente, com a ponta da colher vá cortando a cebola e mexendo, para que fique picada e molinha.


Transfira as cebolas para uma vasilha e deixe esfriar bem.



Neste ponto, enquanto esfria, comece a preparar a massa.


Leve ao processador todos os ingredientes. Processe até formar uma bola de massa. Numa forma desmontável de 22cm, espalhe a massa até quase a beirada da forma. Com as pontas dos dedos polegar e indicador, vá dando "beliscões" na borda da massa formando uma ondinha. 


Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em neve, junte as gemas e continue batendo. Na mesma vasilha, junte o creme de leite e o sal, mexa com uma colher de pau para que tudo fique bem misturado. Por último coloque as cebolas que já devem estar bem frias. Misture cuidadosamente para envolvê-las.


Coloque o recheio na forma e leve ao forno a 200 graus por mais ou menos meia hora. Depois aumente para 220 graus e deixe mais 15 minutos até dourar ( leva de 45 a 50 minutos para assar, dependendo do forno).


Quando estiver dourada retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Veja como deve ficar a sua torta.


Essa torta é deliciosa e serve como acompanhamento para carne, peixe ou frango. Rende aproximadamente 6 porções.

Essa tia Helô fez para minha mãe
semana passada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário