quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Filé ao Molho de Ostras

Cada um tem o seu jeitinho de cozinhar né?! Você lê numa revista uma técnica, pesquisa na internet outra e ainda tem aquelas dicas que vão passando no boca a boca entre as amigas (essas são as melhores!!). Meu grande problema era passar um filé que ficasse bem crocante por fora e "ao ponto" por dentro (aqui em casa, "ao ponto" significa bem vermelhinho). Muitas vezes cheguei a estragar meu filezinho porque ele acabava cozinhando e a carne ficava dura. Levou um tempo para eu desenvolver a "minha" técnica para passar um filé sem que ele soltasse líquido e cozinhasse. O óleo tinha que estar mega-ultra-superrr quente,  não podia tocar no coitado até que o lado que estava em contado com o óleo ficasse tostado, e mesmo com todos esses cuidados eventualmente a coisa desandava. Então quando eu queria um filé no capricho eu ia para o fogão à lenha com aquele fogo maravilhoso bemmm forte. Aí não tinha erro!

Outro dia recebi a dica de um companheiro de Pilates que adora cozinhar. Olha só a dica que ele me deu para passar o filé do jeitinho que eu gosto.

 

FILÉ AO MOLHO DE OSTRAS

Usei a metade de um filé e temperei com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Segui as instruções do Seu João: Coloquei uma frigideira no fogo e deixei esquentar bastante.




Quando já estava bem quente, ajeitei o filé na frigideira para ele "selar".




Fui aos poucos e rapidamente virando toda a peça até que ela estivesse toda selada. Observe que ela não soltou nenhuma gota de líquido.




Retirei a peça de filé da frigideira e coloquei um fio de óleo de girassol, deixei ficar bem quente (nessa fase você pode colocar o óleo, azeite ou manteiga). Voltei com o filé para a panela para terminar o cozimento.




Fui virando até que todo o filé estivesse bem dourado.




Gente, ele ficou macio e não soltou nenhum líquido. Perfeita essa dica do Seu João e a partir de agora será adotada pela Cozinha da Cacau na hora de preparar filé.
Como eu queria mesmo testar essa dica, o molho do filé tinha que ser bem prático (esse molho é o meu coringa, quando não estou com saco de preparar algo mais elaborado, é esse que preparo).
Quando o filé estava todo dourado e no ponto que eu queria, retirei ele da panela e reservei (olha só o tanto que o filé "encolhe", é uma carninha que não rende).




Coloquei um pinguinho de azeite e joguei uns anéis de cebola.




Esfreguei a cebola para que a "borrinha" da panela fosse se soltando e acrescentei uma colher de sobremesa de açúcar sobre os anéis. Deixei que elas caramelassem.




Agoooora, saquei o meu "coringa" rssss!! Gente, estou falando do meu molho de ostras. Ele quebra o maior galho além de ser super gostoso. Ahh, e não tem gosto de ostra não viu!!
Coloquei uma porção generosa na frigideira e mexi um pouco.

 


Peguei meio copo d'água e fui adicionando aos poucos e mexendo até ficar na consistência desejada.



 
Voltei com o filé para a frigideira e deixei ele no molho até a hora de servir.




Dá uma olhada como ficou delicioso o meu filé. Ahh, a cebola fica levemente adocicada!






Eu gosto de filé assim... ao ponto! E você como gosta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário