quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Risoto de Laranja com Limão Siciliano e Pistache

Quando estou sem criatividade pra cozinhar, faço um risoto, porque não tem erro. É fácil de preparar e você pode fazer mil adaptações e colocar o que tiver na geladeira.

Nunca preparei esse risoto assim, do jeito que manda a receita. Uma vez, preparando um jantar aqui em casa, fiquei com medo que o sabor cítrico ficasse muito forte e ninguém gostasse, fiz umas adaptações. Ao invés de cozinhá-lo no suco, fiz da maneira tradicional e coloquei só um copo de suco no final do cozimento. Ficou ótimo, mas o sabor cítrico quase passou despercebido não fosse pelas raspinhas do limão e da laranja.





Ontem segui a receita "de cabo a rabo". Aproveitei que o maridinho está dodói e preparei um salmão grelhado para servir com o risoto. Acho que vai combinar, e vocês?

RISOTO DE LARANJA COM LIMÃO SICILIANO E PISTACHE



Ingredientes

1 limão siciliano
4 laranjas médias
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de pistache triturado sal a gosto


Modo de preparo


Lave o limão e as laranjas e parta tudo ao meio. Retire raspas de metade do limão e da metade de uma laranja e reserve. Retire o suco do limão e das laranjas e também reserve.









Misture o suco do limão e das laranjas e complete até chegar 1 litro de líquido. Leve ao fogo, numa panela até ferver. Reduza o fogo e mantenha aquecido.





Numa outra panela (de preferência que tenha fundo grosso), coloque o azeite, a manteiga e a cebola e refogue até ficar transparente.





Junte o arroz e refogue rapidamente por 5 minutos.





Coloque o vinho e o sal e continue mexendo até o vinho evaporar.



Em seguida adicione uma concha do líquido fervente (suco + água), deixe cozinhar mexendo sem parar. Vá colocando mais caldo a medida que for secando.





Não pare de mexer e colocar mais caldo até os grãos ficarem macios e firmes (isso ocorre quado o caldo estiver acabando). Misture as raspas de limão e de laranja, acerte o sal e por último coloque uma colher de manteiga e misture bem.





Distibua o risoto nos pratos, decore com rodelas de laranja e limão. Salpique pistache e parmesão ralado na hora e sirva. Como eu não tinha pistache em casa e estava com a maior preguiça de sair pra comprar, coloquei umas amêndoas laminadas. Mas antes, coloquei elas numa panelinha anti-aderente para dar uma dourada.


Ahh gente, eu não segui a receita "de cabo a rabo" como havia prometido, acabei substituindo o pistache pela amêndoa, mas tá valendo né?!!




Aqui vai um conselho pro meu povo!! Não façam esse risoto se vocês não forem FÃ de cítricos, porque o sabor é bem acentuado. Na minha humilde opinião, o suco de duas laranjas apenas, já seriam de bom tamanho ;)


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário