segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pernil de Cordeiro da Cacau

Geente, vocês viram o post da minha primeira encomenda? Yeahhh, hoje eu vou mostrar a vocês exatamente como preparei o pernil de cordeiro, os temperos que usei e como levei ao forno. Não tem fotos de tooooodo o processo (até o final) porque foram 6 horas de forno e como eu estava fazendo outras coisas paralelamente, não deu para ficar fotografando cada vez que abria o forno.  O negócio é você ficar esperta e olho no bichinho!

PERNIL DE CORDEIRO DA CACAU

Usei 2 pernis de cordeiro uruguaio, portanto os ingredientes estão dobrados. Se você for preparar apenas um pernil, divida ao meio todos os ingredientes OK?




Retirei toda a pele que envolve o pernil, mas deixei um pouco da gordura porque ela dar sabor a carne.




Com uma faca fiz bastante furos nos pernis para que o tempero penetrasse por toda a carne.

 
Esfreguei bastante Fondor nos pernis (meio vidro para cada pernil). Depois esfarelei 3 caldos de carne em cada um e passei nele todo.




Acomodei os dois pernis num depósito apropriado e reservei.




Separei 2 maços de coentro, dois de cebolinha, 2 cebolas e um pimentão.




Bati tudo no liquidificador com uma garrafa de vinho braco seco.




Descasquei 2 cabeças de alho e fatiei finamente todos os dentes.






Pronto!! Agora peguei os pernis e derramei sobre eles todo o líquido que estava no liquidificador, espalhei o alho fatiado, bastannnte alecrim (é o principal tempero para cordeiro), sálvia, hortelã e tomilho. Esfreguei todos esses temperos, coloquei bastante por baixo e por cima deles (coloquei também nos buracos que fiz com a faca).






Cobri com papel laminado, levei à geladeira por 14 horas (temperei às 6 da manhã e levei ao forno para assar às 20:30h) e virei na metade do tempo para que a parte que está em cima também ficasse submersa  no molho.




Na hora de assar, acomodei cada pernil em uma assadeira. Descartei metade dos temperos e a outra metade espalhei sobre eles. Reguei com bastante líquido, cobri com laminado e levei ao forno pré-aquecido a 220 graus por 2 horas e meia.




Gente, só fotografei até aqui :(( mas deixa eu contar como fiz o resto. Depois de decorrido as duas horas e meia, retirei os pernis do forno e descartei o laminado. Os pernis estavam cozidos no molho e agora precisavam assar. Então peguei uma colher grande e reguei os pernis com bastante caldo e voltei com eles ao forno (baixei o forno para 180 graus e deixei que assassem lentamente). Depois de quase 6 horas de forno (a cada meia hora abria o forno e regava), quando já estavam praticamente prontos, peguei o mortar (uma espécie de pilão), coloquei bastante azeite, uma colher de sopa de sal grosso e bastante folha de hortelã. Macerei bastante até que as folhas se desmanchassem e pincelei todo o pernil. Deixei mais um pouco no forno e retirei. Deixei esfriar totalmente para fatiar com a faca elétrica e decorar.

 
Como a aniversariante queria fazer alusão a uma ceia de natal, o pernil foi servido frio acompanhado dos molhos quentes. Para um almoço normal, na sua casa, sirva imediatamente ao retirar do forno.

Com o que sobrou nas assadeiras preparei um molho delicioso. Fiz também um molho de hortelã que você encontra a receita aqui.

Amanhã explico a vocês como preparei o peru e o tender. Viram como é fácil? Só precisa ter paciência para acompanhar o tempo de cozimento lembrando que cada forno funciona de um jeito né?!


Beijos e até amanhã!

 

Um comentário: