quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Risoto de Brie com Damascos

Haja criatividade na cozinha, não é gente?? Ontem, feriadinho básico no meio da semana, eu já pensando o que iria fazer, quando meu filho resolve chamar um amigo para almoçar aqui em casa. Lá vai a Cacauzinha aqui fuçar o arquivo mental de receitas e procurar uma coisa gostosinha para preparar no almoço. Adivinha o que veio a cabeça?? Quem pensou num risotinho, acertou!! Adoro preparar risoto. É um prato único, gostoso e quente! Tudo que o nosso corpitcho precisa.



 
O bom desse prato é que você pode fazer mil variações, usando o que tem na sua geladeira. Dessa vez usei um pedaço de queijo Brie (aquele triângulo que vende no supermercado) e um pouco de damascos. A base do risoto é sempre a mesma, daí você vai acrescentando o "recheio" de sua preferência. Não tem erro!


RISOTO DE BRIE COM DAMASCOS

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 cebola bem picadinha
Azeite suficiente para refogar a cebola
1 copo de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de legumes fervente (eu uso o Vitalle)
Um pedaço de queijo Brie
Uma porção de damascos (15 unidades)
1 colher de sopa de manteiga
Queijo parmesão ralado na hora


Modo de preparo

Amorne um pouco de água e deixe os damascos de molho por 15 minutos. Retire-os da água e corte-os em quadradinhos. Reserve a água para usar no preparo do risoto.




Aqueça o azeite e refogue a cebola.



Coloque o arroz e refogue mais um pouco.



 
Coloque o vinho e deixe evaporar.




Coloque agora 2 conchas de caldo de legumes fervente e a água do damasco e vá mexendo sem parar.


 
 
A medida que for secando coloque mais caldo e continue mexendo. Quando o arroz estiver "al dente" (cozido mas um pouco durinho ainda) coloque os damascos e o queijo brie cortado em cubinhos. Coloque mais um pouco de caldo e mexa sem parar até o queijo estar completamente derretido. Prove para saber se está no ponto.





 
 
Para finalizar, desligue o fogo, coloque a manteiga e mexa. Polvilhe com parmesão ralado na hora e sirva imediatamente. O risoto não pode esperar para ser servido. Tem que sair do fogo direto para a mesa.



 
Gente, não é que ficou bom demais!! Para mim não precisa de mais nada, só o risoto faz minha "barriguinha" feliz. Mas Fernando adora uma coisinha para acompanhar, e como íamos receber convidado, preparei um salmãozinho em crosta de gergelim com molho teriaki.




Pode parecer difícil, mas é muito fácil de preparar. Na minha opinião o vinho branco seco faz toda a diferença no sabor do prato.

Outros risotos que já rolaram por aqui: Aspargos, Frango, Alho-poró com peras e amêndoas e Frutos do mar. Todos deliciosos!

5 comentários:

  1. Cláudia,
    pode ter certeza que vou testar esta receita.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Ahh Tereza, pode fazer sem medo, é uma delícia!
    Adoro seu Blog, todos os dias dou uma passadinha por lá para ver as novidades!

    Obrigada pela visita!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. O almoço foi sensacional! A escolha do prato foi perfeita; a combinação do brie com o damasco é realmente muito boa! O Salmão com teriaki, apesar de não ter foto divulgada, também estava excelente!
    Obrigado novamente pelo delicioso almoço!
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe! Foi um prazer tê-lo para o almoço! Fico lhe devendo uma farrinha a noite na Cozinha da Cacau, em breve Beto vai marcar com vc! A receita do salmão estará amanhã no Blog!
    Bjos

    ResponderExcluir