sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A primeira encomenda da Cozinha da Cacau

Muita gente me perguntava se eu não aceitaria umas encomendas de pratos para jantar ou almoço mas eu sempre negava alegando que a minha cozinha era do tipo "doméstica", pois eu nunca fiz cursos de gastronomia. Tudo que eu aprendi foi experimentando e testando sabores, colocando um temperinho aqui outro ali e assim fui aprendendo os segredos de uma boa comida.

Essa semana recebi o telefonema de uma amiga pedindo que eu fizesse uns pratos para o almoço do seu aniversário. Confesso que fiquei um pouco resistente, aleguei que só cozinho para os amigos, que não tenho cursos e tal, mas ela disse que me ligou exatamente porque queria uma coisa diferenciada. Bem, aceitei o desafio. Eu nunca tinha feito "nadica de nada" para fora e de repente me vi com a encomenda de dois pernis de cordeiro, um peru e um tender, bem como acompanhamentos e molhos.

Como eu praticamente cozinho sozinha (a minha secretária apenas lava e organiza as coisas para mim), tive que me organizar e cumprir um cronograma, já que as 11:30h ela mandaria pegar as encomendas e tudo deveria estar pronto antes dessa hora.

Todos os pratos requeriam um preparo antecipado, cada um deveria permanecer em seus molhos por um determinado tempo, para que o tempero penetrasse e acentuasse seu sabor. Os pernis ficaram no viandalho por 12 h, o peru a água com sal por 7 h e o tender no vinho tinto por 4h.  

Gennnte, quanto mais o tempo passava mais aumentava a minha "angústia", um medo de que saísse alguma coisa errada e de não corresponder as expectativas da aniversariante.

Passei a noite em claro! Como eu tinha que decorar tudo logo cedo e todas as carnes deveriam estar frias (para não "esfarelar" quando fosse fatiar), comecei a assar as 20:30h de ontem. Minha sorte é que eu tenho dois fogões de 6 bocas e um forno à lenha aqui em casa e isso facilitou bastante a minha vida. Enquanto os assados cozinhavam lentamente no forno, fui preparando a farofa de cream cracker, o molho de ameixa para o peru, o molho de hortelã para o carneiro e as 3h da madrugada estava tudo assado. Agora foi só esperar esfriar para começar a montagem dos pratos.

Aproveitei para dar um cochilinho até as 6h, quando me levantei para dar início a arrumação das bandejas. Preparei o purê de maçã, escorri todas as frutas em calda, com a "borra" que ficou na assadeira dos pernis, preparei outro molho delicioso.

Na hora da decoração dos pratos, contei com a ajuda de minhas tias que passaram aqui em casa para dar uma mãozinha. Depois de tudo pronto, fui me acalmando, porque eu tinha conseguido cumprir todo o planejamento e o melhor, estava tudo muito saboroso! Agora era só torcer para que todos gostassem e principalmente que a aniversariante ficasse feliz com o resultado.


Querem ver como ficou??



  Peru (+ um peito fatiado) com molho de ameixa, acompanhado de farofa de cream cracker


Pernil de cordeiro (foram 2, um ficou inteiro e outro foi todo fatiado) com dois molhos, um de hortelã e o outro com o caldo do próprio pernil) e tender com calda de laranja e mel acompanhado de fio de ovos. Ainda teve um purê de maçã delicioso para acompanhar os assados.



A noite recebi uma mensagem linda da aniversariante (e alguns telefonemas elogiando os pratos):

"Cláudia, tudo sensasional, lindo! Senti sua falta, Obrigada! Todos elogiaram muito, você é muito caprichosa! Parabéns!"

Agora me diz, tem como não ficar feliz com o resultado??

Infelizmente não pude ir na festa, mas aproveito para te dar os parabéns e desejar muita paz, saúde e sucesso pra você!


Adorei dividir com vocês a primeira encomenda da Cozinha da Cacau!



8 comentários:

  1. Cláudia, acompanho seu blog, apesar de nunca ter postado nada!
    Mas como vc compartilhou esse "desafio" (q pra vc é fichinha...rsrsrs), sou mais uma a dizer que tudo está maravilhoso e perfeitamente lindo!
    Delicioso?? Não tenho nem dúvidas.
    Parabénsssssssssss.
    Vc mata a gente de inveja todo dia (ainda mais gente da minha espécie q mal frita um ovo!!...rsrsrs).
    Sucesso!
    Bjs,
    Nozinha

    ResponderExcluir
  2. Oii Nozinha, fiquei feliz em saber que você acompanha o Blog e muito obrigada pelo elogio :)
    Aproveito para desejar a toda sua família um Feliz Natal e um Ano Novo de paz e saúde, cheio de realizações.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Uau! Fala séeeeeerio Cacau, tá lindo!!!
    Nuca deixe este amor pela gastronomia de lado, é inspirador.
    Bjuuus.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Bruno, ficou lindo e gostoso :))
    Vc também é um apaixonado pela gastronomia! Ahh aproveito para parabenizar pela reforma da sua cozihda, ficou ótima!! Sucesso pra vc em 2012

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Cláudia,

    Nun faleei, que ia ficar tudo lindo e delicioso?
    Parabéns por aceitar o desafio e superá-lo com mérito!

    Beijos,

    Ana

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Ana...vc que me incentivou a aceitar as encomendas, thanks !!

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Tia Clau, todo mundo q conhece A Cozinha da Cacau sabia que ia ficar tudo maravilhoso, né?
    Bom saber que agora a sra. recebe encomendas, ehehhehehe :D
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  8. O primeiro PERU a gente nunca esquece!!!!
    ;)

    ResponderExcluir