quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Peito de Frango ao Vinho - (tempero básico para frango)

O peito do frango é uma carninha "meio sem graça" não é mesmo?  Aqui em casa o peitinho da penosa sempre sobra e pra ele ficar "comível" tenho que caprichar no tempero.

Sempre coloco Fondor, limão, mostarda e shoyu, mas essa semana dando uma olhada no Panelaterapia achei um "preparado" para temperar o frango que me pareceu muiiito gostoso. Separei dois peitos de frago para usar com esse tempero.


O Panelaterapia diz que ele é um tempero básico para preparar qualquer prato com frango. Anotem aí direitinho porque o sabor do tempero é muito bom!


TEMPERO BÁSICO PARA FRANGO
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de mostarda
2 colher de café de tempero pronto ( eu usei o Fondor, mas pode ser alho, sal e cebola)
4 colheres de sopa de shoyu
4 colheres de sopa de vinagre ou suco de 1/2 limão
4 colheres de sopa de azeite
30 ml de água (mais ou menos dois dedinhos de um copo)

- Misture todos os ingredientes muito bem e está pronto o seu tempero.

PEITO DE FRANGO AO VINHO

Peguei dois peitos de frango e retirei toda a carne e guardei os ossos para usar no molho. Fiz filé largos, cotei em tiras e depois em quadradinhos. Preparei o tempero, misturando muito bem todos os ingredientes e coloquei o frango para marinar na geladeira por duas horas.






Coloquei também as duas "carcaças" nesse tempero para pegar gosto. Decorrido o tempo comecei preparando o molho. Cortei bem picadinho: 1 tomate, 1/2 cebola, um pedacinho de pimentão, um pouco de coentro e cebolinha. Espremi dois dentes de alho e levei ao fogo com um fio de óleo de girassol e duas colheres de extrato de tomate. Coloquei as carcaças do frango e dei uma refogada. Acrescentei um copo cheio de vinho branco, 1/2 copo de água e todo o líquido da marinada, deixei em fogo baixo para que tudo cozinhasse bem.




Desliguei o fogo, retirei as carcaças e coloquei tudo no liquidificador. Retirei toda a carne que ainda restava nos ossos e coloquei para bater junto com o molho.




Deixei que batesse bem, depois passei tudo pela peneira e reservei.




Comecei a preparar o frango. Coloquei uma panela no fogo e deixei que esquentasse bem. Derramei um fio de azeite e cobri o fundo com pedacinhos de frango.




Virei para que dourassem por igual, depois retirei do fogo e repeti a operação até que todos os pedacinhos de frango estivessem cozidos.




Voltei com todo o frango para a panela.




Derramei o molho que já estava pronto sobre a carne e deixei no fogo baixo para reduzir um pouco.




Na hora de servir coloquei duas colheres de sopa de creme de ricota Tirolez (dá pra substituir o creme de leite e deixar o prato mais magrinho) e mexi bem para incorporar.




Preparei um purê de batatas bem cremoso, um arroz soltinho e servi com o meu frango ao vinho. Fiz uma purpurina de salsinha para dar um charme ao prato.




Na casa de minha mãe ela prepara os bifes de frango à milanesa e serve com esse molho. É uma delícia! Ahh essa semana vou ensinar a purpurina de salsinha...é fácil e deixa o prato bem legal, parecendo de restaurante :))




 
Beijoss e até a próxima!


2 comentários:

  1. Cláudia, conheci seu blog através da minha prima e agora sou uma leitora diaria!! Casei esse ano e meu sonho é um dia poder fazer uma refeição!Completa!rsrsrs Com o seu blog esse sonho parece tá mais próximo de se tornar realidade...:) Também sou de maceió!!Tudo que vc faz parece ser divino principalmente pq parece ser feito com amor. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, fico feliz que você tenha gostado do blog! Procuro colocar coisas práticas e bem detalhadas, para não ter erro! Vá tentado que em breve você vai saber se virar muito bem na cozinha. Falo por experiência própria, já fui um verdadeiro desastre e hoje até que me viro bem :)) Qualquer dúvida ou se precisar de uma explicação mais detalhada pode perguntar aqui ou passar um e-mail.

    Bjos

    ResponderExcluir