Sabe aquele dia que você abre o freezer e fica olhando ele de cima a baixo sem saber o que fazer para o almoço. Pior ainda quando cada um quer comer uma coisa diferente! Mas aqui em casa não tem esse negócio de vários pratos, é um só e acabou, se dêem por satisfeitos!! Hoje deu uma vontadezinha de comer carne, então foi esse o prato escolhido!
Achei a metade de um filé e cortei em tordedor (bife alto, feito com o corpo do filé). Gente, eu não sou Chef, por isso não sei a técnica de deixar o tornedor bem redondinho. Mas como curiosa que sou na cozinha, amarrei um cordão bem apertadinho e deixei na forma que eu queria. Não sei se essa técnica é a certa, mas posso dizer que funciona direitinho!
O molho de soja que vou ensinar hoje pode ser preparado com bifes de alcatra, de frango, contra-filé (cortado para strogonoff) ou outra carne de sua preferência.
FILÉ AO MOLHO DE SOJA E CHAMPIGNON
Ingredientes
1 filé inteiro
1/2 xícara de molho de soja
1 xícara de água
3 dentes de alho finamente fatiados
óleo para passar o filé
1 colher de manteiga
1 colher de sobremesa de Maizena
3 colheres de sopa bem cheia de requeijão cremoso
1 colher de chá de mostarda
1 copo de cogumelos fatiados
Modo de preparo
Limpe o filé retire a cabeça e o cordão. Se preferir fazê-lo em tornedor, corte-os em bifes largos, com 3 dedos de espessura e amarre um cordão para manter a forma. Você também pode prepará-lo inteiro. Não coloque nenhum tempero na carne. Numa panela, coloque um pouco de óleo e a manteiga, deixe esquentar bem. Acomode o filé e deixe dourar até que forme uma crostinha.
Vire e frite o outro lado até que doure e fique igual ao primeiro.
Vá girando o filé para que a lateral também fique douradinha e crocante.
Quando o filé estiver no ponto, retire do fogo, solte o cordão, polvilhe uma pitadinha de sal e pimenta do reino sobre eles e reserve. Atenção, coloque somente uma leve pitadinha de sal, porque o molho de soja já é salgado.
Enquanto você passa o filé, coloque um pouquinho de azeite numa frigideira e deixe esquentar. Frite o alho, mas tenha cuidado para não queimar, senão ele amarga. Quando começar a ficar com as bordas douradinha, retire do fogo porque ele ainda continua fritando.
Na mesma panela que você passou o filé coloque o shoyu, a água, o alho frito, a mostarda e os cogumelos.
Dilua a Maizena em dois dedinhos de água e vá colocando aos poucos, mexendo sempre para não embolar.
Coloque o requeijão e mexa bem para incorporar.
Coloque o molho por cima do filé e sirva quente.
Sirva com um arroz bem soltinho e umas batatas gratinadas ou um pure cremoso!
Ainda da tempo de você participar do SORTEIO da Cozinha da Cacau. Vai lá que eu vou torcer por você!
Cacau, uma das técnicas para manter os tornedores redondinhos durante o processo de cocção é esta que você adotou, mas, tem uma outra maneira bastante utilizada em restaurantes porque não precisa de barbante, é muito boa e não deixa marca na peça que será servida.
ResponderExcluirNão tenho fotos do passo a passo, mas é bem simples!
Vamos à descrição da técnica em questão:
1 - Limpe a peça do filé, retire as pontas e reserve-as para a montagem de outros pratos. Apenas o miolo será utilizado para os tornedores;
2 - Enrole a peça de carne em "filme plástico", apertando bem, até obter um formato "cilindro", homogêneo;
3 - Leve ao freezer por aproximadamente 1 hora;
4 - Ao ser retirada, a peça estará consistente, semi-congelada, então corte os medalhões, retire o plástico e leve-os direto para grelhar. Só mexa neles quando for vira-los, uma única vez, assim manterão o formato.
5 - Se for congelar, não retire o plástico.
bjuus!
Ahh Bruno, técnica anotada e guardada. Na próxima receita vou fazer o passo-a-passo direitinho. Nada como ter um amigo Chef pra me socorrer nessas horas... rsss! Adorei querido, muitíssimo obrigada!
ResponderExcluir