sábado, 22 de outubro de 2011

Cheesecake delicioso

Estou em falta com vocês não é?? Fiquei devendo a receitinha do Cheesecake que minha tia levou no último jantar da Cozinha da Cacau! Eu a-do-ro cheesecake, mas nunca tinha provado esse e confesso que me apaixonei pelo bichinho.



 
Como sexta-feira é dia de preparar uma sobremesa para o fim de semana aproveitei para fazer um cheesecake no capricho para vocês se deliciarem.

Gente, o negócio é bom viu?! A casquinha é de farinha láctea o que a deixa muiiito crocante! Se você gosta de chesecake, faça esse que eu  "agarantio" ;))

Deixa eu esclarecer uma coisa para vocês! Na receita original a quantidade do recheio é maior porque é para uma forma de 25cm de diâmetro. Eu fiz numa forminha quadrada de 16 x 16 x 7, então tem algumas adaptações.




Primeiro eu vou colocar as quantidades para uma forma de 25cm (receita padrão), depois eu coloco as adaptações para uma forma menor. Sugiro que você faça esta receita porque não sobra nem farofa e nem a massa.

CHEESECAKE

Ingredientes

Massa

3 xícaras de cream cheese (o que dá +- 6 potinhos de cream cheese)
1 copo de iogurte
1 ½ xícara de leite condensado
2 colheres de sopa de limão
2 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor 

8 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina
Raspas de 1 limão
Fundo

2 xícaras de farinha láctea
4 colheres de sobremesa de farinha de trigo
½ xícara de óleo

Calda
1 xícara de goiabada
1 xícara de água
Modo de preparo
Fundo


Misturar a farinha láctea, a farinha e o óleo até ficar homogêneo. Forre o fundo da forma e precione com as pontas dos dedos ate que fique bem socadinho. Leve para assar em forno baixo até dourar ( aproximadamente 25 minutos, dependendo do forno). Essa farofa é suficiente para uma forma de 25cm de diâmetro. Como usei uma forma menor, sobrou um pouco e forrei um ramequim.



Massa
Num bowl, misture o cream cheese, o leite condensado, o iogurte e as raspas de limão com um fuet.
Gente do céu... esse tal do cream cheese é difícil de dissolver e incorporar na massa. Por mais que eu batesse os gruminhos permaneciam lá. Tive que passar numa peneira para desmanchar tudo. Da próxima vez que eu fizer, vou bater essa primeira etapa no liquidificador. #achomaisfacil  
Hidrate a gelatina com a água e aqueça em banho-maria até ficar líquido. Adicione na massa e misture novamente até tudo incorporar.


 
Com o fundo assado e dentro do aro, coloque a massa, cubra com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 6 horas. Gosto de prepará-lo num dia e servir no outro.


Preparando a calda
Coloque numa panela uma xícara de goiabada cortada em pedaços pequenos e uma xícara de água. Leve ao fogo mexendo até que toda a goiabada esteja dissolvida.Deixe esfriar, coloque por cima do cheesecake, ainda na forma, e deixe mais uma hora na geladeira. Desenforme e sirva.





ADAPTAÇÃO PARA UMA FORMA MENOR

Ao invés de colocar:
3 xícaras de cream cheese, coloque apenas 3 potinhos
1 1/2 lata de leite consensado, coloque apenas 1 lata
2 pacotinhos de gelatina, coloque apenas 1 pacotinho
- O restante dos ingredientes use conforme a receita acima.

Gosto desse forminha pequena porque o recheio fica alto. A pior coisa é um cheesecake com um dedinho de recheio. #gulosa
Para essa forminha pequena, o recheio adaptado é a conta, mas a farofa é muita para a forma. Minha tia usa a metade e congela o resto para uma próxima vez. Porémmmmm, a Cacauzinha aqui adorou o fundo crocante de farinha láctea e "arrochou" farofa, tanto que o fundinho, que era pra ter 1cm acabou ficando mais grossinho, com 1,5 cm. Daí como sobrou um pouquinho só de farofa preparei um ramequim com uma calda de frutas vermelhas para vocês verem que dá pra fazer em porções individuais.

Ficou lindo meu cheesecake, mas não reparem na espessura do fundo, quando você for fazer o seu deixe com 1cm, fica mais bonito!

Eu fotografando e o marido ao lado, de olho no bichinho!



Tinha um restinho de frutas vermelhas (amora, morango e mirtilo) no freezer e preparei essa caldinha para cobrir o ramequim. Ficou lindo!




Ahh, como fiz nessa forma menor, derreti a goiabada em 1/2 xícara de água (ao invés de 1), assim a consistência ficou mais grossinha.




E a primeira fatia vai pra quem?? Para o maridinho, afinal ele merece!




Fica realmente uma delícia! É super fácil de fazer... Experimente!

A Cozinha da Cacau vai comemorar os 3 meses do Blog e quem ganha é você! Participe do nosso SORTEIO, vou torcer por você!

2 comentários:

  1. Clau,
    Além das receitas must, suas fotos estao simplesmente divinas !PS nunca tinha visto desta fôrma quadrada, é linda !

    ResponderExcluir
  2. Clau,

    Estou me esforçando para ser uma fotógrafa igual a vc..rss! Ganhei uma nex5 mas não sei mexer direito, mas vou aprendendo devagar!!
    Essa forminha é linda mesmo!

    Bjosss

    ResponderExcluir