quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tornedor ao Molho de Soja

Sabe aquele dia que você abre o freezer e fica olhando ele de cima a baixo sem saber o que fazer para o almoço. Pior ainda quando cada um quer comer uma coisa diferente! Mas aqui em casa não tem esse negócio de vários pratos, é um só e acabou, se dêem por satisfeitos!! Hoje deu uma vontadezinha de comer carne, então foi esse o prato escolhido!

Achei a metade de um filé e cortei em tordedor (bife alto, feito com o corpo do filé). Gente, eu não sou Chef, por isso não sei a técnica de deixar o tornedor bem redondinho. Mas como curiosa que sou na cozinha, amarrei um cordão bem apertadinho e deixei na forma que eu queria. Não sei se essa técnica é a certa, mas posso dizer que funciona direitinho!




O molho de soja que vou ensinar hoje pode ser preparado com bifes de alcatra, de frango, contra-filé (cortado para strogonoff) ou outra carne de sua preferência.

FILÉ AO MOLHO DE SOJA E CHAMPIGNON

Ingredientes

1 filé inteiro
1/2 xícara de molho de soja
1 xícara de água
3 dentes de alho finamente fatiados
óleo para passar o filé
1 colher de manteiga
1 colher de sobremesa de Maizena
3 colheres de sopa bem cheia de requeijão cremoso
1 colher de chá de mostarda
1 copo de cogumelos fatiados

Modo de preparo

Limpe o filé retire a cabeça e o cordão. Se preferir fazê-lo em tornedor, corte-os em bifes largos, com 3 dedos de espessura e amarre um cordão para manter a forma. Você também pode prepará-lo inteiro. Não coloque nenhum tempero na carne. Numa panela, coloque um pouco de óleo e a manteiga, deixe esquentar bem. Acomode o filé e deixe dourar até que forme uma crostinha.




Vire e frite o outro lado até que doure e fique igual ao primeiro.




Vá girando o filé para que a lateral também fique douradinha e crocante.




Quando o filé estiver no ponto, retire do fogo, solte o cordão, polvilhe uma pitadinha de sal e pimenta do reino sobre eles e reserve. Atenção, coloque somente uma leve pitadinha de sal, porque o molho de soja já é salgado.




Enquanto você passa o filé, coloque  um pouquinho de azeite numa frigideira e deixe esquentar. Frite o alho, mas tenha cuidado para não queimar, senão ele amarga. Quando começar a ficar com as bordas douradinha, retire do fogo porque ele ainda continua fritando.




Na mesma panela que você passou o filé coloque o shoyu, a água, o alho frito, a mostarda e os cogumelos.




Dilua a Maizena em dois dedinhos de água e vá colocando aos poucos, mexendo sempre para não embolar.




Coloque o requeijão e mexa bem para incorporar.




Coloque o molho por cima do filé e sirva quente.




Sirva com um arroz bem soltinho e umas batatas gratinadas ou um pure cremoso!





Ainda da tempo de você participar do SORTEIO da Cozinha da Cacau. Vai lá que eu vou torcer por você!


2 comentários:

  1. Cacau, uma das técnicas para manter os tornedores redondinhos durante o processo de cocção é esta que você adotou, mas, tem uma outra maneira bastante utilizada em restaurantes porque não precisa de barbante, é muito boa e não deixa marca na peça que será servida.
    Não tenho fotos do passo a passo, mas é bem simples!

    Vamos à descrição da técnica em questão:
    1 - Limpe a peça do filé, retire as pontas e reserve-as para a montagem de outros pratos. Apenas o miolo será utilizado para os tornedores;
    2 - Enrole a peça de carne em "filme plástico", apertando bem, até obter um formato "cilindro", homogêneo;
    3 - Leve ao freezer por aproximadamente 1 hora;
    4 - Ao ser retirada, a peça estará consistente, semi-congelada, então corte os medalhões, retire o plástico e leve-os direto para grelhar. Só mexa neles quando for vira-los, uma única vez, assim manterão o formato.
    5 - Se for congelar, não retire o plástico.

    bjuus!

    ResponderExcluir
  2. Ahh Bruno, técnica anotada e guardada. Na próxima receita vou fazer o passo-a-passo direitinho. Nada como ter um amigo Chef pra me socorrer nessas horas... rsss! Adorei querido, muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir