terça-feira, 18 de outubro de 2011

Filé ao Funghi

Vocês lembram da postagem sobre o Funghi Porcine, onde mostrei o funghi granulado que comprei em Recife? Vocês acham que eu gostei da minha aquisição??  Nã-nã-ni-na-nãooo!! Por isso, no meu jantarzinho de sábado tratei de providenciar um novo estoque de funghi em pó!!

Fui ao Palato e comprei uma porção de funghi bem novinha. Para preparar o pó o processo é bem simples!




Seque bem o copo do liquidificador e coloque a metade da porção. Ligue na velocidade máxima até que tudo vire um pó. Coloque num vidrinho bem fechado, e vá usando aos poucos porque dura bastante. O restante do funghi deixe inteiro caso goste de usá-lo assim.


Esse pó de funghi é ótimo para quem gosta do sabor,
mas não gosta de mastigá-lo.


Com o meu pó pronto para ser usado, dei início a preparação da minha receita. Eu fiz a receita dobrada porque a família é "boa de boca", mas vou colocar aqui para vocês a receita simples, para um filé apenas.
Como seriam aproximadamente 24 pessoas, e eu queria que meus filézinhos rendessem, achei melhor cortá-lo em tirinhas. Mas vocês pode prepará-lo inteiro porque fica muito bom!

Siga os passos direitinho que não tem erro :))

Limpe o filé, separe a "cabeça" (quando você faz assim, dá para aproveitar tudo) e descarte o "cordão. Divida o filé em pedaços iguais (de aproximadamente 4 dedos). Depois, seguindo o "fio" da carne, corte em várias fatias, e posteriormente, em tirinhas.







Gente, é importante que as tirinhas sejam cortadas seguindo o "fio" da carne, para que elas fiquem macias. Se você cortar no sentido da "largura" do filé, quando você for fritá-la, a coitadinha vai ficar dura demais... praticamente uma "bucha"!! Deu para entender direitinho??

Tempere o filé ao seu gosto! Eu temperei com sal, pimenta-do-reino moída na hora e 2 dentes de alho espremidos. Deixe tomar gosto por 30 minutos. Enquanto isso, leve uma panela ao fogo "bemmm" alto, coloque um pouco de óleo (nada contra o de soja, mas aqui só uso de canola, milho ou girassol) e deixe ficar bastante quente. Tem gente que gosta de passar o filé na manteiga, eu prefiro óleo ou azeite.

Quando óleo estiver BEM quente (isso é MUITO importante, porque senão a carne vai soltar seu líquido e vai cozinhar ao invés de fritar) coloque pequenas porções de carne e espalhe para não grudarem.


 Adoro passar o filé no fogão à lenha e usar minha panela de ferro,
a carne fica com um sabor incrível!

Com cuidado, vire as tirinhas para que fritem por igual.


Adoro minha "Le Creuset" mineira...rsss!

Retire a carne que está no ponto e coloque num recipiente. Repita a operação até que toda a carne esteja frita. Volte com tudo para a panela, derrame por cima um copo pequeno de conhaque e flambe.  Retire do fogo e reserve.




Gente, esse é o "meu" modo de preparar o filé. Não significa que ele está certo! Você também tem o seu jeito de cozinhar, e pode ser bem diferente do meu. O importante á a gente cozinhar com carinho, testando novos ingredientes e novos métodos!

Agora vamos ao MOLHO DE FUNGHI

Você vai precisar de:

1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola bem picadinha
2 colheres de sobremesa de pó de funghi
1 xícara de caldo de carne (vc já sabe que só uso o Vitalle 0% gordura)
1 garrafinha de creme de leite fresco

Numa panela, coloque uma colher de sopa de manteiga para derreter e junte meia cebola bem picadinha. Refogue até que fique transparente e acrescente 2 colheres de sobremesa do pó de funghi. Se você gostar do sabor mais forte, coloque mais uma colher. Se gostar mais fraquinho, coloque apenas uma.




Mexa para refogar um pouco.




Dissolva um tabletinho de caldo de carne em uma xícara de água fervente e acrescente à panela.



Deixe ferver por 2 minutos, acrescente uma garrafinha de creme de leite fresco e coloque um pouquinho de pimentado-reino moída na hora.




Mexa, baixe o fogo e deixe reduzir um pouco para engrossar.




Gente, como a minha receita era dobrada, e eu estava com um pouquinho de pressa, dei uma adiantada na consistência do molho. Peguei um copo e coloquei 2 dedos de leite com duas colheres de sopa de Maizena e dissolvi bem. Fui colocando aos poucos no molho e mexendo com o fuet bem rapidinho para não empelotar. Não cheguei a colocar o leite todo, parei quando chegou na consistência que eu queria.

Coloque a carne dentro do molho e misture bem.

 

 
Desligue o fogo e cubra com o filme plástico, caso você não vá servir imediatamente.

 

 
Pena que o computador não mostra o cheiro nem o sabor dessa carne!! Esse molho fica super gostoso, pode prepará-lo sem medo!! Qualquer dúvida me pergunta lá no Facebook que eu respondo rapidinho!!

Servi esse filézinho com uma massa Rosmarino 70, na manteiga.

 



 
Quando eu faço um jantar para poucas pessoas (o que é raro!!), preparo o molho a tarde e  passo o filé inteiro, no fogão à lenha, na hora que for servir. Deixo ele bem tostadinho por fora e "ao ponto" por dentro. Depois coloco o molho por cima e sirvo imediatamente. Mas se você não quiser ter trabalho durante o jantar, pode fazer o seguinte: passe o filé ao seu gosto, coloque numa travessa (se você quiser pode fatiá-lo), cubra com papel laminado e deixe no forno. Prepare o molho e deixe numa panelinha no fogão. Na hora que for servir, ligue o forno com um pouco de antecedência e vá esquentando o molho SEM deixar ferver. Coloque por cima do filé e sirva imediatamente.

Gostaram??


A Cozinha da Cacau faz aniversário e quem ganha é você. PARTICIPE!


Um comentário:

  1. Olá Claudia!

    Menina, quanta coisa gostosa no seu blog! ADOREI!
    Maceió é tão pertinho de Recife né não?
    Minha filha vai sempre aí pois em Maceió vive o pai de Felipe meu genrinho querido e Marido já trabalhou aí tb. Linda a ciae e parecidinha com o Recife.

    bjnho

    ResponderExcluir