segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lombo de Surubim ao Creme de Cebola e Espinafre

Gente, há pouco tempo conheci uma pessoa que me mostrou que a qualquer momento você pode dar uma guinada na sua vida e ser feliz profissionalmente. Estou falando do Bruno Cajado, publicitário de profissão e chef de coração!




Pois é!! O Bruno mora em Brasília e largou a publicidade para ser chef de cozinha!! Ele montou uma escola de culinária, onde ministra cursos para iniciantes, solteiros, donas de casa e empregadas domésticas, além de preparar jantares, para no máximo 20 pessoas!




O Bruno esteve uns dias aqui na cidade e fez um almoço na casa do meu irmão, em Marechal. Infelizmente não pude ir (pra mim seria uma aula...rss) e minha cunhada ficou me mandando fotos dos pratos e da mesa, lindamente arrumada por ele! Com todas as letras, ela me fez injeva o dia inteiro :))))




Pois bem, ele preparou um "Surubim ao Creme de Cebola com Espinafre" e muito gentilmente me enviou a receita essa semana. E como eu adoro minhas "bloguetes" preparei esse peixinho delicioso que hoje passo para vocês!


SURUBIM AO CREME DE CEBOLA E ESPINAFRE

Ingredientes

1 kg de surubim (acho que um peixe do mar, em filé alto, fica muito bom)
1 maço de espinafre
1 garrafa de 500ml de leite de coco
1 pacote de creme de cebola

Modo de preparo

"Deite" o filé de peixe num refratário. Gente, eu comprei o surubim da Netuno que já vem em embalagem de 1kg, mas eu tenho um lombo de dourado que meu peixeiro me trouxe e da próxima vez vou preparar com ele. Acho que vai ficar deliciosa, porque eu prefiro peixe de mar ao de rio.




Espalhe o creme de cebolas por cima do peixe.




Sobre ele, coloque as folhas do espinafre lavadas, com a parte lisa para cima, fechando totalmente o peixe.




Regue cuidadosamente com o leite de coco para não tirá-las do lugar e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por 2 horas.




Abra o forno a cada 30 minutos e regue o peixe com o caldo.




O Bruno sugeriu que eu servisse o peixe com umas batatas aromatizadas com alecrim e alho. Mas eu já faço essas batatas aqui em casa há algum tempo, e aprendi com o Jamie Oliver, em um de seus programas.  Ah, ele disse para preparar um arroz ao curry bemmmmm amarelinho, decorado com folhinhas verdes e servir como acompanhamento.

Eu servi meu surubim, com as batatas gratinadas e arroz com amêndoas.




O peixe fica muito saboroso e o molhinho formado pelo leite de coco com o creme de cebola é uma delícia!




É simples assim e o resultado é maravilhoso!




Se você mora em Brasília e é apaixonada por gastronomia ou simplesmente quer aprender uns pratinhos novos para impressionar os amigos, fala com o Bruno. Garanto que você não vai se arrepender!





Cadê você no SORTEIO da Cacau?? Quero ver todo mundo lá!!



6 comentários:

  1. Adorei a dica tia! Depois vou ver os cursos dele.
    Esses dias fiz o camarao ao ementhal e todo mundo la em casa adorou.
    bjod

    ResponderExcluir
  2. Claudia, vou preparar esse peixe no próximo final de semana em Toquinho. Aliás, quero lhe dizer que sua filhota arrasou nos preparativos do jantar da última sexta e tb mandou ver nas agulhinhas e no camarãozinho que levamos para a Ilha.
    O seu blog está ótimo, como vc! Vou colocar um link no www.fazendosala.com.br e tb já estou lhe seguindo no Twitter para replicar e compartilhar suas delícias. Bj e saudades, Dani

    ResponderExcluir
  3. Que máximo cunhada!!! Ele merece todo esse carinho, pois além de ser um super profissional,pois ama muito o que faz é acima de tudo uma pessoa maravilhosa!!! Quero trocar muitas receitinhas com vcs!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Estou muito emocionado com todo esse carinho.
    A sua delicadeza, gentileza com a qual se refere ao meu trabalho e paixão pelo que faço, conferem ao Cheffin'Casa, um tempero todo especial e uma pitada suculenta de quero mais.
    As fotos do passo-a-passo ficaram nota 10, tinha certeza de que iriam gostar do peixe. Como diria o Jamie Oliver: "...todos podem cozinhar e ter uma vida melhor...". É isso que estou fazendo!
    Obrigado.
    Bjuuus!

    ResponderExcluir
  5. Oii Beta, faça mesmo um curso com o Bruno, ele é ótimo! Que bom que vcs gostaram do camarão, é uma delícia mesmo! bjos

    Oii Dani, coloque dona Bruna pra trabalhar, ela é boa de cozinha, o risoto de tomate dela é uma delícia! Adoro seu blog também, todos os dias entro pra ver as novidades! Beijos querida!

    Cunhadinha, vamos agilizar aquela cozinha lá de Marechal né?! Ando doida pra preparar umas coisas gostosas por lá!..bjoss


    Muito bom ter te conhecido Bruno! Na sua próxima vinda a Maceió vamos dar umas aulas para o pessoal aqui né?! Vamos convencer a Janine a fazer um fogão à lenha lá em Marechal...que achas??...rsss! Bjos querido

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora de voltar. Separe a lenha, acenda o fogo e aqueça o forno... hehehehe... Temos muito o que conversar e ensinar na beira do fogão. O cafezinho a gente passa na hora e o pão de queijo faremos fresquinho, pode deixar que eu levo os queijos meia cura e o polvilho caipira!!!

    Nine, cadê nosso fogão... uhauhauhauha...
    Bjuuus.

    ResponderExcluir